Imagens: Divulgação
Um pouco de arte para iluminar o isolamento social. O primeiro dia da Haute Couture Week parisiense aconteceu hoje (6) e deu início aos dias mais esperados no calendário da moda. Entretanto, como noticiado, o evento ocorre de forma diferente nesta temporada, totalmente on-line. Grifes como Schiaparelli, Dior e Giambattista Valli apresentaram suas coleções de Outono-Inverno 2021 através das plataformas digitas, em especial o Instagram. A seguir, confere como foi:
SCHIAPARELLI
A grife abriu o primeiro dia desta semana revolucionária na moda e, como não decepciona no tema inovação, traz a modernidade caótica em que vivemos para a arte da alta-costura. Como dito pela grife no vídeo de três minutos apresentado nesta manhã, mostra o processo do Diretor Criativo Daniel Roseberry em sua haute couture para a Schiaparelli, a proposta da marca é nos fazer imaginar o que teria sido a coleção Imaginaire desta temporada. Portanto, apenas croquis foram criados. Neles, há desobediência e certa rebeldia nas silhuetas, seja nos ombros, nos volumes ou nas joias. Sendo assim, o surrealismo toma conta.
DIOR
Em um mundo fantástico que tem a natureza como cenário principal, a nova coleção da grife incorpora a magia da alta-costura, trazendo à tona o lado místico e esperançoso da Diretora Criativa Maria Grazia Chiuri. O vídeo dirigido por Matteo Garrone apresenta a coleção com predominância de tons neutros em tecidos de organza e plissados, relembrando a silhueta da Paris Fashion Week de janeiro, mas com um toque de volume e em equilíbrio com o tema desta temporada. Enquanto o ponto alto está nos vestidos em miniatura, que representam indutores de sonhos, inspirados nos feitos do criador da Maison, Christian Dior, logo após a Segunda Guerra Mundial, no Théâtre de la Mode. Esse gesto significou novos tempos e previu o icônico New Look, dois anos depois. Que é, então, uma das inspirações para este ano. Parece que a Dior prevê grandes criações e mudanças para o um futuro melhor.
GIAMBATTISTA VALLI
Por fim, olhando para o passado para vislumbrar o futuro. Com todo o fascínio pelos grandes mestres da alta-costura e o amor por Paris, o lugar do nascimento desta forma de arte. A grife lança coleção inspirada nas referências icônicas da moda, que o tempo não pode apagar. O Diretor Criativo Giambattista Valli afirma que, neste período difícil, quer espalhar beleza e sonhos. Por isso, silhuetas clássicas combinadas com a autenticidade de Valli através de volumes, laços e babados em sua marca incontestável: o tule, são apresentadas em um vídeo de quase doze minutos estrelando a modelo Joan Smalls, que divide a tela com as paisagens da Ville Lumière, feitas com o próprio iPhone do estilista. Uma temporada romântica e feminina define a marca.