Imagens: Divulgação / Gucci
Um ícone fashion do guarda-roupa de qualquer gênero, os loafers são um verdadeiro clássico do visual sofisticado e urbano. O primeiro modelo da Gucci foi lançado por Aldo Gucci, em 1953. É o calçado mais famoso da label italiana, lançado durante o período de internacionalização da marca e poucos meses após a morte de Guccio Gucci, fundador da grife.
De acordo com pesquisas, os loafers já eram populares na década de 1950. No entanto, Aldo elevou o design do sapato e adicionou influências do lifestyle equestre, além da qualidade premium. Dessa forma, ele fez dos mocassins um símbolo de status versátil e adorado até os dias de hoje. No último ano, os loafers ganham espaço entre as tendências, como Preppy e Old Money, e povoaram o street style com inspirações contemporâneas.
BATALHA NA JUSTIÇA
Em 2013, a Gucci entrou na justiça norte-americana para reconhecimento do design horsebit como patente. A princípio, o pedido da grife recebeu uma negativa. Mas, após 6 anos de processo, o pedido foi concedido à marca. No processo, a label afirmou que a característica é mais do que um toque decorativo, sendo uma indicação valiosa de fonte.
EXPOSIÇÃO COMEMORATIVA
Recentemente, para celebrar os 70 anos do calçado, a Gucci realizou um evento chamado Gucci Horsebeat Society, no pátio da nova galeria Spazio Maiocchi. Na ocasião, 10 artistas, designers e criativos internacionais criaram uma exposição que explora as diferentes facetas e interpretações do Horsebit Loafer. Aliás, a apresentação do resultado foi feita através de moda, arte e elementos audiovisuais.
Fontes: Hypnotique, MSN, Forbes Brasil, CNN Style, Style, Gear Patrol e The Fashion Law