Crédito: Getty Images
Se existe uma unanimidade no mundo da moda, podemos dizer que ela é Gisele Bündchen. A mais bem paga. A mais fotografada. A que mais campanhas publicitárias fez. Não é à toa que foi criada uma denominação exclusiva para ela, que está para além das topmodels e supermodelos: übermodel. E Gisele é a única reconhecida como tal.
Ela inevitavelmente figura no Top 5 de modelos que marcaram a história da moda. É, de fato, uma das maiores, senão a maior modelo de sucesso internacional de todos os tempos.
A menina gaúcha, de Horizontina, interior do Rio Grande do Sul, chegou ao auge e alcançou fama internacional com uma carreira meteórica. Em pouco tempo foi capa de inúmeras revistas e realizou desfiles para as maiores grifes de moda.

COMEÇO DA CARREIRA
Tudo começou na adolescência, aos 13 anos, quando foi descoberta por um olheiro em um shopping. À época, Gisele não pensava em seguir a carreira de modelo, mesmo no alto dos seus 1,80 de altura. Por outro lado, e também em decorrência da altura, se dedicava a uma outra paixão: o vôlei.
Mas foi durante um curso para melhorar a postura, em Horizontina, que seu destino como modelo começou a ser traçado. Em 1995 mudou-se para São Paulo, realizando trabalhos para algumas agências. Meses depois foi morar em Tóquio. A partir daí, conquistaria o mundo para se tornar uma das modelos mais importantes das passarelas internacionais.

O seu carisma, beleza e confiança na passarela chamaram a atenção desde o início, enquanto seu primeiro sucesso internacional foi na NY Fashion Week, em 1996. No ano seguinte, em Londres, foi escolhida por sua habilidade de andar de salto alto em uma pista escorregadia para o desfile de Alexander McQueen.
Portanto, a seguir, compartilhamos com você 6 curiosidades e feitos do fenômeno Gisele:
1) A MAIS REQUISITADA
Aliás, ao longo de duas décadas de trabalho, Gisele Bundchen fez 1.200 capas de revista, cerca de 450 campanhas publicitárias e mais de 500 desfiles das marcas mais influentes do mundo.

Crédito: Reprodução Instagram
2) DEFENSORA DO MEIO AMBIENTE

Crédito: Getty Images
A bela é voz ativa na preservação do meio ambiente. Foi nomeada embaixadora da Boa Vontade do programa da ONU para o meio ambiente, em 2009, e se coloca como defensora da Amazônia. Mas não fica só no discurso, não. Por isso, no aniversário de 40 anos, anunciou o plantio de 40 mil mudas de árvores na Floresta Amazônica.
3) MÃEZONA
Foi casada com o astro do futebol americano Tom Brady, Gisele é mãe de um casal de filhos: Vivian e Benjamin, além disso, tem o enteado Jack. Aliás, em seu perfil pessoal, não é raro ver a bela em momentos divertidos e de lazer junto à família. A top se divorciou do atleta no final de 2022.

Reprodução Instagram
4) ESCREVEU UM LIVRO
A top já escreveu um livro! Lançado em 2018, Aprendizados: Minha caminhada para uma vida com mais significado, conta sobre a história de vida da modelo, como sua agitada carreira e seus problemas de saúde mental. Na obra, Gisele relata a mudança de hábitos que a fez ter o estilo de ida saudável e equilibrado de hoje.
5) PERCORREU A MAIOR PASSARELA DO MUNDO
Sim! Foi durante a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Sob os holofotes do mundo, Gisele percorreu os 128 metros de comprimento da passarela, ao som de Garota de Ipanema, em pleno Maracanã. Em síntese, um dos pontos altos e inesquecíveis da cerimônia de abertura Rio 2016.
6) DESFILA COMO NINGUÉM
O andar de Gisele é único. Nos tempos em que foi uma das “angels” da marca Victoria’s Secret, entre 2000 e 2007, a gaúcha aprimorou seu jeito peculiar de desfilar, o chamado “horse walk“. Uma marca registrada que fez muito sucesso quando a bela entrava na passarela. Aliás, o horse walk é uma forma de andar onde a modelo levanta os joelhos e chuta para frente, criando um movimento como de pisoteamento.


Por fim, em 2023, Gisele completa 43 anos de idade. Atualmente, ela voltou a fazer trabalhos pontuais no mundo da moda, retomando aos poucos a carreira de modelo, investindo em eventos de moda, editoriais e campanhas publicitárias.