Imagens: Reprodução / Reuters, Pinterest e Getty Images
Aos 71 anos, completados nesta segunda-feira (24), Jean Paul Gaultier é um dos grandes nomes da moda. Sua trajetória da indústria fashion desafiou padrões de peças para gêneros e o colocou em uma posição icônica dentro da área. Em sua homenagem, confira algumas curiosidades sobre o estilista:
O INÍCIO DE TUDO
Nascido em Arcueil, na França, aos 13 anos o futuro estilista já dava indícios de ser um prodígio na arte de criar roupas e nunca teve educação formal na moda. Começou enviando seus desenhos para estilistas de alta-costura e chamou a atenção de Pierre Cardin, que o contratou como estagiário quando ele tinha apenas 18 anos.
TRAJETÓRIA DA GRIFE
De lá para cá muito mudou. Jean Paul trabalhou para grandes designers, como Jacques Esterel e Patou, até criar a própria label e desfilar sua primeira coleção feminina, em 1976, com ajuda do seu parceiro de negócios Francis Manuge. Após seis anos, ele abriu sua loja, e, dois anos mais tarde, lançou sua primeira coleção masculina. Em 1986, inaugurou sua boutique em Paris. Sua linha de alta-costura nasceu em 1997, com referências multiculturais e aclamada pela mídia especializada.
CRIAÇÕES
Seu estilo é consistente e inovador, com um trabalho que consiste em reimaginar ideias e misturá-las as suas próprias, desafiando normas já impostas. Por isso, ganhou o apelido de L’enfant Terrible de la Mode. Desde sua primeira coleção, Jean Paul gosta de misturar peças masculinas ao guarda-roupa feminino e vice-versa. Uma das suas criações mais lembradas é o sailor suit reimaginado em um contexto contemporâneo. Suas linhas de acessórios e perfumes foram lançadas apenas em 1992.
MADONNA: FIGURINOS BLOND AMBITION TOUR
Suas criações ganharam fama mundial quando o estilista ficou responsável pelo figurino do tour Blond Ambition, de Madonna, em 1990. No primeiro show da série de apresentações, o icônico sutiã em formato de cone chamou a atenção no cenário fashion.
HÈRMES
Em 2003, Gaultier sucedeu a Martin Margiela como o diretor criativo da Hèrmes, onde permaneceu até 2011. Sua primeira coleção de alta-costura foi lançada no Outono/Inverno de 2004/2005 e a última da Primavera/Verão de 2011.
APOSENTADORIA
O estilista anunciou sua aposentadoria em 2020. Sua despedida aconteceu na Semana de Moda de Paris e contou com modelos como Karlie Kloss, Bella e Gigi Hadid e Farida Khelfa, uma das primeiras tops norte-africanas, que alcançou visibilidade com a ajuda de Gaultier. Sua grife homônima continua lançando novas coleções em parceria com diferentes designers.
Fontes: Jean Paul Gaultier, Britannica e Business of Fashion, Fashion Gear, Vogue e Elle