Crédito das fotos: Isadora Quintana/Anderson Astor
A exposição MARGS 70+1 – Percursos de um acervo acaba de ser inaugurada na capital gaúcha. A mostra é uma iniciativa do Farol Santander Porto Alegre e do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e se estenderá até o dia 31 de agosto.
O evento ocupa simultaneamente os espaços das duas instituições e reúne mais de 250 obras de mais de 150 artistas, oferecendo um panorama da trajetória e da diversidade do principal acervo do Museu. Serão cerca de 71 obras exibidas no Farol Santander e 179 no MARGS, com curadoria de Francisco Dalcol.

A exposição retoma a mostra “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, elaborada para os 70 anos do Museu em 2024, mas que não pôde ser exibida integralmente em virtudes das enchentes que acometeram o Estado. A exposição original foi apresentada parcialmente no 1º andar do MARGS, enquanto o segmento destinado ao 2º andar permaneceu inédito.
O público visitante terá a oportunidade de ver reunido um espectro de obras marcantes e emblemáticas do acervo do Museu, a partir de uma amostragem panorâmica do arco temporal e da pluralidade da coleção, que conta com mais de 5.800 itens desde o século 19 até a atualidade, contemplando a diversidade de técnicas e linguagens da produção artística visual, de artistas brasileiros e estrangeiros, com ênfase para a produção artística sul-rio-grandense.

São pinturas, fotografias, instalações, esculturas, tapeçarias, objetos, vídeos, arte sonora e arte digital. Entre os destaques, estão mais de 80 obras que passaram por processos de restauração, reimpressão ou reconstrução. Um dos principais exemplos é o núcleo dedicado ao fotógrafo Luiz Carlos Felizardo, exibido no Farol Santander , que apresenta imagens e um documentário sobre o processo de restauração a partir dos negativos originais.

Entre os artistas expostos no Farol Santander estão Arthur Timótheo da Costa, Claudia Stern, Didonet Thomas, João Câmara, João Fahrion, Laura Cattani, Libindo Ferrás, Lia Menna Barreto, Marilice Corona, Pedro Weingärtner, Regina Scalzilli Silveira, Regina Silveira, Romanita Disconzi e Yeddo Titze.
Já no MARGS, a seleção contempla obras de artistas como Iberê Camargo, Tomie Ohtake, Candido Portinari, Di Cavalcanti, Lia Menna Barreto, Zoravia Bettiol, Vasco Prado, entre muitos outros nomes renomados no cenário nacional e internacional.

