Vemos, dia após dia, novas tendências sendo criadas. De um lado, a passarela dita as trends mais certeiras e profissionais, e do outro estão aquelas criadas em redes sociais por ricos emergentes, modelos e influencers.
Apesar da dificuldade de se manter atualizado sobre todas elas, o que estamos vivendo é um universo cada vez mais compartimentado, impulsionado para um nicho específico. O bom disso é que há uma variedade de ideias, cores e características para você escolher e implementar em seu estilo pessoal.
Há quem diga que a moda está chata e sem personalidade. Será mesmo? Se você observar com atenção, é possível se destacar, aprendendo a ter um olhar mais refinado e absorvendo elementos de estilo que trabalhem a seu favor. Separamos algumas tendências que você verá muito este ano. Está preparado para escolher sua favorita? Então, vamos lá!
CORPORATE-CORE: Em um mundo onde as pessoas estão cada vez mais imersas no trabalho, passando horas em escritórios, a moda também se adaptou para tornar o dia a dia executivo mais prático, oferecendo roupas que podem ser usadas tanto nesse ambiente quanto fora dele.
O estilo ‘business woman’ contemporâneo é moderno e imponente, com uma paleta de cores sóbrias e predominância de tons neutros. Marcas como Chloé, Victoria Beckham e Schiaparelli têm investido fortemente em peças características do corporate-core, como blazers oversized, calças de alfaiataria, trench coats e até alfaiataria em couro.
O RESSURGIMENTO DA ESTÉTICA DOS ANOS 90: Animal print, slip dress, regata básica com jeans mais largo e destroyed, flanelas que fazem um comeback ao grunge, e casacos que lembram a estética da famosa Buffy, a Caça-Vampiros, retornaram às passarelas de Bottega Veneta, Stella McCartney, Diesel e Dolce & Gabbana.
Essa época foi marcada por um choque de tendências, ora com itens minimalistas, ora com maximalismos, além da ‘feminilidade largada’ instituída por Kate Moss, a personificação da época.
ULTRAFEMINILIDADE: Já faz algumas estações que os laços, as flores e os tecidos fluidos e com babados predominaram na cena, e por enquanto, não dão sinais de desaceleração.
A estética suave, inspirada na infância e que também deu início à estética coquette, ganhou popularidade por suas rendas e adoráveis tons pastel, atraindo não apenas os jovens, mas também os adultos. Giambattista Valli, Versace e Balmain apostaram na feminilidade para o verão de 2024.
POLOS: O esportivo conquistou espaço na moda de luxo. Não é à toa, é real: as polos estão de volta, e quem ditou a tendência foi Miu Miu, Loewe e Fendi, com um toque escolar.
A elegância do estilo está sendo associada a bibliotecárias atraentes em um ressurgimento do estilo preppy, combinando óculos escuros com todo o conjunto nerd sofisticado, como as famosas listras varsity e sapatos Mary Jane.
BRANCO: Uma cor que não deixou de aparecer em muitas coleções, em contraste com outras mais vibrantes, foi o branco. Nas grifes Rokh, Alexander McQueen e Loewe, ele se encaixou perfeitamente na atmosfera de vestidos, da alfaiataria e tecidos mais festivos.
A cor branca é uma tendência universal e traz mais luminosidade para as produções, além de ser versátil e atemporal. Visualmente, proporciona a sensação de pureza, looks harmônicos e clean.
TRANSPARÊNCIA: A transparência é um meio-termo para quem não gosta de mostrar muita pele e procura uma alternativa próxima às peças outwear. O estilo antes considerado ousado agora pode ser visto transitando entre o luxo sofisticado até o street style.
Para quem prefere não expor muito a parte superior do corpo, sem problemas; essa tendência oferece opções que podem revelar outras partes de maneira mais discreta. Confira as marcas Y/Project, Coperni, Andreas Kronthaler for Vivienne Westwood, Valentino, Givenchy e Carolina Herrera.
AMPLITUDE DE PROPORÇÕES: Há quem goste de brincar com as proporções e explorar formas e cortes inusitados. Antes mais evidente na moda de rua, hoje isso está refletido na rotina diária.
O objetivo é não parecer muito comum, mas se você é iniciante nesta tendência, aqui vai uma dica: o segredo para acertar no visual é equilibrar as proporções com uma peça mais ajustada. Confira os designs excêntricos de Coperni, Louis Vuitton, Junya Watanabe e Sacai.