Não esqueça: se você ama acompanhar o que acontece no mundo do cinema e o que as celebridades estão usando, e quais as principais tendências serão exibidas no red carpet, domingo, dia 10 de março de 2024, vai ao ar a 96ª edição do Oscar, com apresentação de Jimmy Kimmel. A premiação tem previsão de duração de 3 horas, e a chegada dos famosos no evento ocorrerá às 19 horas (horário de Brasília). Às 20 horas, inicia-se a cerimônia que entregará as estatuetas aos vencedores.
No Brasil, este ano não será exibido em TV aberta; a transmissão será exclusiva para TV a cabo, no canal TNT, contando com comentaristas e tradução simultânea. O serviço de streaming Max também fará a cobertura ao vivo para quem é assinante.
E que tal, antes de começar a melhor parte da matéria, ficar por dentro dos indicados desta temporada? Confira agora.
Descubra quem está no topo das indicações
Quem lidera é “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, com 13 menções. Logo abaixo, “Pobres Criaturas”, com Emma Stone e Mark Ruffalo, foi reconhecido em 11 categorias. “Assassinos da Lua das Flores”, de Martin Scorsese, ficou empatado também com 11 indicações. Por fim, “Barbie” concorre em oito posições, mas para a insatisfação de muitos, a academia deixou de fora a diretora Greta Gerwig e a protagonista Margot Robbie.
Agora sim, vamos recordar!
O evento que evoluiu muito ao longo dos anos, serviu como uma plataforma importante para mulheres quebrarem padrões e conquistarem seu espaço. Podemos observar que muitas celebram isso na forma de se vestir. Essa forma de protesto, seja em vestidos de luxo ou smokings, sempre nos deixou ansiosos pela espera de ver algo diferente e inovador quando nos referimos à moda. Isso gerou visualmente um impacto profundo em muitas gerações, ficando marcado em arquivos que nunca iremos esquecer. Veja agora a seleção:
Barbra Streisand-1969
Começando por ela, o emblema por trás de uma voz única, a cantora, atriz e cineasta Barbra Streisand ganhou a estatueta de melhor atriz em 1969 pelo icônico filme “Funny Girl” de 1968. Porém, mais icônico que seu prêmio foi sua roupa.
Na época, com 26 anos, ela usou um terninho de lantejoulas feito por Arnold Scaasi, com pernas largas e punhos clássicos de smoking, que deu o que falar devido à sua transparência, a qual ficou muito nítida ao subir ao palco, algo muito incomum para os paradigmas da época.
Kim Basinger-1990
Indo contra todas as expectativas na glamurosa noite, a atriz, cantora, modelo e produtora norte-americana Kim Basinger chocou aqueles que esperavam vê-la em um traje de luxo assinado por um famoso designer.
Apesar das muitas críticas, ela atravessou o tapete vermelho e ganhou um Oscar com um visual que era metade vestido, metade smoking, projetado por ela mesma. Na cor branca, o vestuário, meio feminino e meio masculino, apresentava uma luva de ópera e era dividido entre um blazer e uma saia de debutante enorme.
Halle Berry-2002
De Elie Saab bordado, com transparência e na cor vinho, Halle Berry apareceu radiante na edição de 2002 para fazer história, sendo a primeira mulher negra a ganhar a categoria de melhor atriz.
O vestido, que contém uma longa cauda, foi até parar no Academy Museum of Motion Pictures, conhecido como Museu do Oscar.
Lupita Nyong’o-2015
Em 2015, todos os olhos estavam voltados para Lupita Nyong’o. Ao vestir um legítimo Calvin Klein, idealizado por um designer brasileiro chamado Francisco Costa, os comentários giravam em torno da beleza e do valor da peça.
Produzido com mais de 6.000 pérolas, foi avaliado em US$ 150 mil, levando a atriz ao topo de várias listas como a melhor vestida da celebração. O longo chegou a ser roubado dias antes do Oscar e devolvido a tempo, tornando-se um dos assuntos mais comentados.
Billy Porter-2019
Billy Porter quis realizar um desejo que sempre teve, e foi isso que ele fez em 2019. O ator, cantor e cineasta estadunidense sabia que queria usar um vestido de baile, só não sabia quando. Escolhendo assim a ocasião perfeita para fazer um statement e deixar sua marca na indústria da moda.
Ao invés de usar um smoking, como era esperado para um homem, Porter optou por um design personalizado de Christian Siriano. Ele se recusou a apagar o brilho de sua personalidade diante do que os outros poderiam pensar e afirmou: “Quero que as pessoas entendam que você não precisa compreender ou mesmo concordar com a autenticidade ou verdade de outras pessoas, mas todos devemos respeitar uns aos outros. A sociedade irá ficar muito desconfortável por eu ser negro e usar um vestido de baile, mas não é da conta de ninguém além de mim.”
Kristen Stewart-2022
Quem nunca ouviu de bocas e pensamentos tradicionais que não se deve ir a eventos de gala usando shorts? Acontece que no Oscar de 2022, Kristen Stewart provou que é possível sim, inclusive em um Chanel feito sob medida.
Sua escolha foi uma das mais comentadas do tapete vermelho, composta ainda por uma camisa branca entreaberta e um blazer bastante despojado para a formalidade da ocasião. Uma maneira de reinvidicar o luxo com mudanças transformadoras de valores e expressão.
Cate Blanchett-2023
No ano de 2023, a atriz foi comparada com outras personalidades por ser uma das mais bem vestidas da noite. Ela apareceu usando um vestido da Louis Vuitton que, inicialmente, parecia um vestido completo. No entanto, durante a Paris Fashion Week Outono/Inverno deste ano de 2024, ela reapareceu utilizando apenas a parte de cima da sua roupa do Oscar para assistir ao desfile de Nicolas Ghesquière.
Cate encantou a todos e chamou a atenção pela consciência de reutilizar e retrabalhar seus looks, além de fazer uso de uma combinação controversa no tapete vermelho: uma blusa e saia que dividem opiniões por não serem consideradas tão refinadas. Isso fez com que muitos mudassem de ideia, pois, com truques de estilo, ela demonstrou que é possível usar o que quiser e se sentir bem.
Mal podemos esperar para ver como os famosos irão incorporar as tendências e o que vão apresentar de inovação. Continue atenta às matérias para descobrir.
Fotos: Jason Merritt, Mike Coppola e SGranitz/WireImage