Por vezes palco do Tangos e Tragédias, o Theatro São Pedro agora traz de volta o maior espetáculo da cena teatral gaúcha, que em 2024 completa 40 anos, no formato de documentário.
O filme dirigido por Aloisio Rocha, terá sessão única no dia 13 de setembro, às 20h, com renda revertida para os profissionais do audiovisual atingidos pelas enchentes de maio. Os ingressos solidários custam R$ 50 (inteiro) para plateia e R$ 40 (inteiro) para os camarotes e podem ser adquiridos pelo site theatrosaopedro.rs.gov.br.
Tangos e Tragédias para Sempre é um resgate do fenômeno em que se transformou este show, nascido no pequeno palco do Bar IAB, em Porto Alegre, apresentado para pouco mais de cem pessoas em 1984.
O filme foi produzido a partir de duas câmeras e cinco gravações realizadas durante a 12ª temporada do espetáculo Tangos e Tragédias no Theatro São Pedro, em 1997.
Depoimentos de personalidades locais, nacionais e internacionais costuram o filme. Entre os nomes presentes, Herbet Vianna, João Barone, Fernanda Takai, Werner Schunemann, André Damasceno, Zé Victor Castiel, Simone Rasslan e Claudio Levitan, além de Hique Gomez. “É maravilhoso que alguém tenha guardado com tanta paixão uma fase do nosso trabalho em que estávamos em plena ousadia da construção artística. Mas a maior virtude do documentário é mesmo a paixão do diretor pelo material”, afirma Hique.
O diretor e roteirista assistiu ao espetáculo pela primeira vez em 1988 e foi capturado por aquele universo. Conheceu os artistas do Tangos em 1994 e em parceria com Beto Turkenish, da TGD Filmes, registrou o show por inteiro, o que não havia sido feito até aquele momento. O show foi gravado em 4 dias diferentes com pouquíssimos recursos. Este é o único registro completo nos 29 anos de carreira do Tangos e Tragédias.