110 looks Dior foram apresentados na Plaza de España, Sevilha, na última quinta-feira (16). A grife desfilou oficialmente sua coleção Cruise para a temporada de Primavera/Verão do Hemisfério Norte. Dessa forma, 40 dançarinos de flamenco, dança típica espanhola, deram o clima perfeito para a apresentação das peças com forte influência da região da Sevilha.
Bordados, renda, peças pesadas e fluídas, transparências e cartela de cores neutras, sóbrias e mais chamativas, como vermelho, verde e roxo, se mesclam a referências a antigas criações da Dior, como a Bar Jacket e a bolsa Lady Dior.
Feminilidade e sensualidade acompanham as peças da Cruise da grife. Ombros descobertos, volumes estratégicos e babados sutis são algumas das apostas da marca.
Outra combinação que chamou a atenção foram os sapatos fechados nas pontas dos pés e baixos com meias arrastão.
A diretora criativa Maria Grazia Chiuri misturou referências mediterrâneas e andróginas com a essência feminina da marca para as novas criações. Assim, seguindo a proposta, as peças foram feitas com ajuda dos artesãos locais, que imprimiram toques ainda mais fortes da cultura espanhola.
REFERÊNCIAS
Aliás, algumas referências utilizadas pela grife chamaram a atenção. Portanto, uma delas é a dançarina de flamenco Carmen Amaya, pioneira no século 20, com suas habilidades excepcionais, que quebrou barreiras de gênero ao se apresentar com roupas masculinas.
Também, a arquitetura possui valor inestimável para a criação das novas peças da Dior. O Santuário de los Giatanos, localizado em Sevilha, foi influência direta para a criação de rendas e bordados da coleção. Além disso, para entender e expressar ainda mais a estética do sul da Espanha, Chiuri se inspirou na ornamentação elaborada e na feminilidade da Basílica de La Macarena.
Por fim, confira o vídeo completo do desfile: