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No 19 de novembro, celebramos o Dia Global do Empreendedorismo Feminino. Criada para destacar o papel das mulheres empreendedoras na economia, a data foi sugerida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2014. De acordo com a Global Entrepreurship Monitor, são cerca de 24 milhões de brasileiras na área, contra 28 milhões de homens. Ou seja, elas compõem 48,7 de todo os empreendimentos.
Mas, apesar de estarem chegando perto de se igualar, ainda há muitos desafios. Segundo a relatório do Fórum Econômico Mundial, divulgado em dezembro de 2019, calcula que serão necessários ainda 99,5 anos para que a igualdade entre os gêneros aconteça. Mesmo com um nível de escolaridade 16% superior ao dos homens, elas ganham 22% a menos, revela levantamento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, outras dificuldades enfrentadas pelas mulheres empreendedoras são os desafios para obter crédito e financiamento. Elas têm acesso a R$ 13 mil a menos que o valor disponibilizado para homens e juros 3,5% maiores, mesmo que apresentem índices menores de inadimplência.
O QUE É EMPREENDEDORISMO FEMININO?
Na verdade, é um movimento de negócios idealizados ou comandados por uma ou mais mulheres, de acordo com o site da Fundação do Instituto de Administração. Também, pode ser entendido como iniciativas de liderança feminina. Inclusive, conta a atuação delas em altos cargos dentro das empresas.
Entretanto, o empreendedorismo feminino quebra estereótipos e tabus quanto à capacidade de liderança das mulheres. Por isso, ganha força e apoio de pessoas no mundo inteiro. Portanto, nada melhor do que valorizar e celebrar a mulher que empreende.
SEBRAE E APOIO PARA ELAS
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) um dos principais órgãos no Brasil, responsáveis por incentivar o empreendedorismo, é conhecido por apoiar a criação, modernização e expansão de organizações. A entidade possui um programa para mulheres de negócios.
Com o objetivo de apoiar e acelerar pequenas empresas lideradas por elas, auxiliam na independência, vendas, aumento de lucro, captação de clientes e networking através de mentorias e treinamentos. Assim, o site oficial do Sebrae afirma que mulheres abrem mais empresas, mas faturam e inovam menos. Por isso, tem dificuldades em prosperar.
Para comemorar a data, o Sebrae realiza hoje uma série de debates e conversas, ao longo do dia, com um grupo expressivo de empreendedoras brasileiras, a partir das 10 horas da manhã. O evento está dividido em blocos, como líderes, mães e startups. Entre elas, estão Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza; Tânia Cosentino, CEO da Microsoft Brasil; Mônica Sousa; executiva da Maurício de Sousa Produções; Bielo Pereira, apresentadora do GNT, empresária e influenciadora digital e outras. É possível conferir a programação completa e como participar aqui.