A Secretaria Estadual da Saúde informou nesta segunda-feira (23) que apenas doentes graves, com necessidade de internação, serão testados para o novo coronavírus. Atualmente, o estado já registra 85 casos confirmados, a maioria concentrada em Porto Alegre. Semana passada o governador Eduardo Leite anunciou estado de calamidade e estabelecimentos foram fechados temporariamente por prefeituras, principalmente na capital.
O prefeito Nelson Marchezan Junior publicou decreto, no dia 17 de março, que ordena o fechamento temporário de bares, casas noturnas, cinemas, teatros, bibliotecas, centros culturais e academias de ginástica. Eventos com mais de 50 pessoas também estão proibidos. Além de shoppings centers e galerias comerciais. Entretanto, mesmo antes do decretos ser publicados várias empresas, já estavam preocupadas com a pandemia e iniciaram as alterações nas suas rotinas, bem como nos eventos que estavam programados. Veja a seguir os impactos do vírus em Porto Alegre:
EVENTOS
Marcado para o dia 15 de março, o da coleção Preview Outono Inverno das Lojas Pompéia, com convites já distribuídos, foi cancelado para a participação do público e da imprensa e realizado com portas fechadas, divulgado ao vivos por live nas redes sociais da marca. A medida, conforme comunicado da empresa, foi decidida visando o bem-estar do público em razão da proliferação de infectados pelo coronavírus. Na época, a Organização Mundial da Saúde (OMS) havia declarado há menos de uma semana a pandemia.
Desfile em comemoração ao mês da mulher, que era esperado para o dia 18 de março, no Radisson Hotel, foi cancelado. De acordo com o estabelecimento, o hotel, a partir desta medida, estaria reforçando todas as medidas preventivas para a contenção do COVID-19. “Nesse momento de incertezas o objetivo é zelar pela saúde de todos”, foi anunciado no comunicado.
O evento promovido pela Gravura Galeria de Arte que estava marcado para o dia 25 de março, também no Radisson Hotel, foi adiado. Mas a exposição coletiva localizada no mezanino do hotel foi mantida para os hóspedes apreciarem obras de grandes artistas gaúchos, que conta com telas e fotografias com diferentes técnicas.
CLUBES
A Associação Leopoldina Juvenil, está fechado desde quarta-feira, dia 18 de março, com suspensão total de atividades sociais. A partir do decreto municipal 20.505 que determinou medidas de emergência pública para diminuir a contaminação pelo novo coronavírus e tem validade de 30 dias.
Assim como o Porto Alegre Country Clube, que enviou comunicado com o aviso de que o clube está fechado a partir da quarta-feira dia 18/03, aguardando nova decisão das autoridades competentes para restabelecimento de suas atividades normais.
RESTAURANTES
Vários restaurantes também fecharam suas portas. O Koh Pee Pee Thai Restaurant, tradicional thai da capital gaúcha, que completa 31 anos em 1º de abril, fechou suas portas na terça-feira, 17/03. Conforme informações o estabelecimento está fechado e trabalha para adaptar sua operação na implantação do serviço de delivery, que iniciará a partir desta semana.
O Roister, restaurante com estilo Handcrafted Food, de comida americana contemporânea, também fechou as portas temporariamente. Enquanto isso, as operações do estabelecimento estão totalmente paradas. Já o tradicional Saikô, moderno restaurante japonês de Porto Alegre, está atendendo somente delivery. Chimi Parrilla y Bar, localizado no Viva Open Mall, está apenas funcionando com serviço de tele-entrega ou take away.
LOJAS
Praticamente todas as lojas de rua da capital porto-alegrense estão com suas portas fechadas desde a determinação das autoridades.A loja L’arrivee, Adalberto Amorin, Fabrés, St. Trois, Forwomann, Donna Brasiliana, Lu Moccellin, Débora Dvoskin, Atelier Solaine Piccoli, ente outras estão atendendo pelos canais online.
SHOPPINGS CENTER
No terceiro decreto determinado pelo prefeito Marchezan, o funcionamento dos shoppings centers e centros comerciais estão apenas com serviços de utilidade pública. Portanto, apenas farmácias, estabelecimentos de comércio relacionados à saúde, supermercados, bancos, correiros, lotéricas, terminais de autoatendimento e estacionamentos continuam abertos. A medida vale por 30 dias.
O restaurante Coco Bambu, localizado no Shopping Iguatemi, fechou temporariamente a loja física. Agora, somente o serviço de delivery está funcionando. Além dele, o 20BARRA9, o Sakura Kaite, que também funcionam no mesmo local, não estão funcionando durante o período da medida.