Uma das grandes tendências do ramo imobiliário nos últimos anos tem sido a valorização das áreas de lazer. Antigamente, o uso da piscina e a prática de atividades físicas, por exemplo, aconteciam normalmente fora do condomínio. As pessoas se associavam aos clubes para usufruir de quadras esportivas e fortalecer o convívio social. Espaços de lazer praticamente inexistiam nos prédios antigos. Hoje, a realidade é bem diferente. Ganham vida condomínios com infra-estrutura que se parecem verdadeiros clubes. Muitos contam com academia, quadra de futebol, tênis, espaço kids, espaço teen, brinquedoteca, sala de música, salão de beleza. Alguns operam como pequenas cidades. Essa tendência tem uma explicação: a maioria das pessoas tem preferido fazer suas atividades dentro do condomínio onde moram, seja pela praticidade, seja pela falta de tempo, ou, simplesmente por poder contar com mais segurança.
Se hoje em dia cresce o número de condomínios que priorizam espaços de lazer, cresce também a preocupação com a relação de convivência entre as pessoas dentro do condomínio, já que as áreas comuns podem ser usufruídas por todos, fato que poderá gerar problemas.
De acordo com a Cíntia Monguilhott dos Santos, Diretora de Condomínios da Crédito Real, empresa que administra diversos condomínios em Porto Alegre, para manter a boa convivência entre moradores que usam as áreas comuns, inicialmente é preciso entender que um condomínio é uma grande organização social, que exige que regras sejam estabelecidas e partilhadas. E que cada um tenha muito claro qual o seu papel, bem como suas atribuições, direitos e deveres dentro do condomínio.
A administração ressalta a importância da elaboração e aprovação do Regulamento Interno, onde as regras e normas estejam claramente estabelecidas. Tendo em vista, que as regras é que irão disciplinar o uso de funcionamento do condomínio e das diversas áreas comuns, e se cumpridas vão evitar problemas.
POLÍTICA DA BOA VIZINHANÇA
Morar em condomínio significa estar muito próximo de pessoas com hábitos, gostos, necessidades e rotinas diferentes. E, manter uma boa convivência demanda paciência. Porém, com respeito, bom senso, cumprimento das normas e das regras estabelecidas é possível manter uma convivência pacífica e harmoniosa, onde todos possam curtir os espaços de lazer de seus condomínios com mais tranquilidade e diversão o ano todo!
CUIDADO COM AS CRIANÇAS
Para garantir a segurança das crianças nas áreas de lazer, especialmente playground e piscina, a recomendação é de contratar um especialista em segurança para fazer uma avaliação técnica do local, pois muitas vezes pode-se não perceber os riscos existentes. As áreas destinadas às crianças devem estar em constante revisão, evitando acidentes em brinquedos, piscinas, etc.
ESTÁ CHEGANDO O VERÃO
Entre as áreas comuns do condomínio, com maior incidência de conflitos, que se acentuam com a chegada do verão, está a piscina. Muitos condomínios limitam o número de visitantes que podem usufruir do espaço. No entanto, “essa medida precisa constar em convenção para que possa ser observada e cumprida, evitando problemas e desgastes entre moradores,” explica Cíntia Monguilhott dos Santos, diretora de condomínios da Crédito Real.