Desde que o novo coronavírus foi registrado na China, ainda no final de 2019, diversas informações circulam pelas redes sociais. Essas mensagens vão desde apoio às pessoas até as temidas e populares fake news. Em fevereiro, a Organização Mundial da Saúde anunciou que estamos vivendo em uma epidemia pela COVID-19. E, no Rio Grande do Sul, o número de infectados pela Sars-Cov-2 já passa de 334.
Nesse cenário caótico, de isolamento social e sobrecarga de informações, as mensagens falsas tomam conta das conversas virtuais em grupos de whatsapp. Por isso, é necessário atenção para não causar desespero. Além de que, é importante não repassar informações que não sejam confiáveis, ou que tragam mensagem diferentes do que recomendado pelas autoridades médicas. A seguir, selecionamos algumas dicas práticas sobre como encarar esse período de forma responsável e sem estresse:
PROCURE INFORMAÇÕES CONFIÁVEIS
Se você quiser saber o que anda acontecendo, busque se informar através de sites oficiais ou veículos de comunicação confiáveis, que não passem informações sensacionalistas.
SEMPRE CHEQUE AS INFORMAÇÕES
Você recebeu uma mensagem que acha interessante compartilhar com os amigos. Legal, mas antes de repassar a informação, confira a veracidade do texto ou matéria. Você pode pedir ajuda aos órgãos que investigam as informações para saber se são verdadeiras ou falsas. E, então, repassar a informação com tranquilidade, sabendo que está contribuindo de forma correta, neste momento tão complicado em que estamos vivendo.
Por tanto, selecionamos alguns sites para você pesquisar quando for necessário:
Secretaria Estadual da Saúde (RS)
Secretaria Municipal da Saúde (Porto Alegre)
Rawpixel
COMPARTILHE MENSAGENS POSITIVAS
Por fim, se você gosta de compartilhar mensagens, afinal é uma forma de interagir com os amigos, procure encaminhar as mensagens positivas, divertidas e as dicas que são úteis, pois com certeza elas terão um efeito muito mais positivo neste momento de angústia e estresse.
Rawpixel