Foto: Anselmo Cunha/PMPA
O comércio retoma as atividades hoje, dia 20 de maio, na capital do Rio Grande do Sul (RS). Através do anúncio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, na terça-feira (19), e aprovado pelo Prefeito Nelson Marchezan Júnior. Mas o documento ressalta que os estabelecimentos só podem funcionar com capacidade de 50% da lotação máxima, regras de higienização, distanciamento de dois metros entre as pessoas e fornecimento de máscara para os colaboradores.
Portanto, shoppings, galerias e centros comerciais estão dentro das liberações de funcionamento pelo decreto. Ou seja, praças de alimentação estão liberadas, desde que sigam as orientações de higiene e distanciamento. Já os espaços recreativos continuam fechados. Os mercados e hipermercados também devem estar de acordo com as determinações obrigatórias. Assim como o Mercado Público, por exemplo. Confira, ainda, outros locais que têm permissão para funcionar:
- Estabelecimentos comerciais e de serviços independente do enquadramento;
- Restaurantes, bares, lancherias e similares (serviços de bufê são permitidos, desde que a montagem do prato seja feita por um funcionário do estabelecimento);
- Missas, cultos e similares;
- Serviços sociais autônomos;
- Entidades sindicais;
- Museus e bibliotecas;
- Clubes de tiro;
- Academias (apenas um aluno a cada 16 metros quadrados que pode estar acompanhado de um profissional);
- Atividades no sistema drive in;
- Ensino individual.
NÃO FUNCIONAM AINDA
- Casas noturnas, pubs, boates e similares;
- Teatros, centros culturais, cinemas e similares;
- Clubes sociais e similares.
A curva epidêmica no estado está achatada, sendo a melhor resposta no país e a sexta região com menor número de mortes. Porém, as medidas para o comércio visam a prevenção da disseminação do coronavírus. O Rio Grande do Sul possui 3.798 casos confirmados e 160 falecidos em 244 municípios, no total. Enquanto apenas Porto Alegre e Passo Fundo são as duas cidades com maior número de mortes. São 603 contaminados na capital, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde. Entretanto, a prefeitura reconhece 843 infectados.