Está na hora de dizer “até o ano que vem”!
Hoje se encerra mais uma Semana de Moda de Paris, a mais importante de todo o calendário da indústria fashion. Com um longo período de 26 de fevereiro a 05 de março, selecionamos as marcas de luxo mais famosas a apresentarem suas coleções femininas para o outono-inverno 2024/2025 Ready-to-Wear.
Uma intensidade de tendências está chegando para a próxima estação e em breve divulgaremos uma matéria exclusiva sobre isso. Completamos mais uma temporada com análises dos desfiles de Chanel, Miu Miu e Louis Vuitton. Confira!
Chanel Fall Winter 2024-2025 Ready-to-Wear
O Outono Inverno 2024/25 da Chanel é uma carta de amor a Deauville, um lugar que inspirou Gabrielle Chanel na invenção de seu estilo revolucionário. A comuna francesa dita o tom para o desfile.
Com o sol nascendo, uma série de fotografias e filmes feitos pela dupla icônica de fotógrafos de moda Inez & Vinoodh oferecem um vislumbre da coleção imaginada por Virginie Viard, que contempla boinas e grandes chapéus coloridos, ecoando um ar de sofisticação invernal parisiense.
Muitos tailleurs remetem à estética visual da precursora, casacos de couro, vestidos esvoaçantes, jeans e estampas xadrez ganham uma paleta de cores mais vibrante do que o usual; azul marinho, rosa, azul, roxo, branco, dourado, preto e laranja são algumas delas.
As peças, que começam de forma mais sóbria e remetendo a tempos passados, se desenvolvem migrando de forma sutil e fluida para looks contemporâneos super femininos, com bordados, tule, camadas, babados, laços e um caimento com mais movimento. Uma série de vestimentas facilmente incorporadas ao cotidiano que resgatam a visão da pioneira e vanguardista de sua década Gabrielle Chanel.
Miu Miu Fall Winter 2024
A Miu Miu de Miuccia Prada é um caso de amor e entrelaçamento entre roupas para um closet atemporal e peças clássicas. Vestidos pretos, casacos de couro, pele e alfaiataria, jaquetas e combinações de cores não usuais reforçaram a assinatura da grife “ugly chic”.
A coleção de Outono/Inverno é inspirada na amplitude e no alcance de vida das pessoas. A Maison a descreve como “um vocabulário de roupas, da infância à idade adulta. Suas mudanças nos tipos de vestimentas refletem o desenvolvimento do caráter, tanto pessoal quanto universal”.
Diferente dos comprimentos curtos de outras temporadas, agora é a vez da saia na altura do joelho. Trench coats, calças jeans skinny de cintura baixa e conjuntos práticos mas irreverentes sugerem combinações para todas as ocasiões. O desfile abraçou a temática da linha do tempo com modelos desde Gigi Hadid até as atrizes Kristin Scott e Thomas e Ángela Molina.
A cenografia ficou a cargo da artista belga-americana Cécile B. Evans, que propôs um mundo futurista onde memória e identidade se fundem em um inquietante curta-metragem.
Louis Vuitton Women’s Fall Winter 2024 Collection
Nicolas Ghesquière reabriu um baú de tesouros e memórias na Louis Vuitton, por assim dizer. Ao reunir 4.000 convidados no Cour Carrée, um dos principais pátios do Palácio do Louvre, em Paris, o diretor criativo ativou uma lembrança muito emocionante – o local onde ele apresentou sua primeira coleção há exatamente 10 anos, em uma celebração à sua própria maneira, marcando sua primeira década à frente da grife de luxo.
O teaser da coleção contou com embaixadores da casa e amigos da Maison, como Cate Blanchett, Phoebe Dynevor, Felix, Emma Stone e Deepika Padukone, recebendo uma carta sincera, antecedendo o desfile de Outono-Inverno 2024 para Mulheres em uma estética íntima e tocante.
As peças começaram em preto e branco e logo se transformaram em prata, cinza, laranja, azul, rosa, ganhando um toque de dourado engrandecedor. Casacos bordados e com relevo deixaram a aparência ainda mais luxuosa.
O show também reuniu os gostos pessoais de Nicolas pelo futurismo, indumentária histórica francesa, anos 70 e 80 e sportswear reinventados. Com a perspectiva de alcançar a nova geração, ele escolheu a atriz de “Round 6”, Jung Ho-Yeon, e o ídolo do Kpop Felix para desfilar.
Proporções marcadas nos ombros, vestidos transparentes, brilho, jaquetas e peles reforçaram as tendências da temporada, com um olhar único que só a Louis Vuitton tem.
Fotos: Vogue