Em 29 de abril de 2011, após 8 anos de namoro, Kate Middleton entrava oficialmente para a Família Real Britânica ao trocar alianças com o príncipe William, na época o segundo na linha de sucessão ao trono. O casamento começou às 11h da manhã no horário local e foi realizado na Abadia de Westminster, em Londres.
A data foi declarada um feriado oficial no Reino Unido e mais ou menos um milhão de pessoas foram às ruas para ver o desfile de casamento, de acordo com informações da Polícia Metropolitana de Londres repassadas para a BBC.
Cerca de 2000 convidados lotaram a igreja a partir das 8h15 da manhã. Entre eles estavam membros de famílias reais estrangeiras, representantes de governos da Commonwealth, familiares e amigos. Celebridades como Elton John, David e Victoria Beckham também marcaram presença.
Outro detalhe interessante foi a escolha de William por um padrinho que quebrou o protocolo real, segundo a Britânica. Normalmente, o noivo da família real possui um “apoiador”, em vez de um padrinho tradicional. Entretanto, o irmão mais novo do futuro rei da Inglaterra, príncipe Harry, ocupou a função. Os dois chegaram na Abadia às 10h15, em uma limousine Bentley do Estado.
O VESTIDO DA NOIVA
A noiva chegou às 11h em ponto, acompanhada de seu pai, o empresário Michael Middleton. Seu vestido chamou a atenção da mídia especializada e do público. O icônico vestido da noiva foi idealizado por Sarah Burton, diretora criativa da Alexander MacQueen na época. A peça tinha cor marfim, mangas longas e corset de renda feito à mão pela Escola Real de Bordado. A saia do vestido foi criada a partir de tule de seda e incorporou no seu design a rosa simbólica da Inglaterra, o cardo da Escócia, o narciso do País de Gales e o trevo da Irlanda. Já o véu media 2,7 metros de comprimento.
TIARA CARTIER HALO
Para a ocasião, a rainha Elizabeth II emprestou a tiara de diamantes Cartier Halo para Kate. O acessório foi comprado em 1936 pelo pai da monarca, o rei George VI, para presentear a sua esposa, a rainha-mãe.
MAKE
Kate fez sua própria maquiagem para o casamento. A princesa de Gales recebeu instruções de Hannah Martin, maquiadora da Bobbi Brown, marca escolhida por ela. A pele leve e com blush rosado, os lábios nude e os olhos esfumados em tons de cinza criaram um look clássico e moderno.
BUQUÊ CHEIO DE TRADIÇÃO
O buquê foi feito a partir de um ramo de murta, retirado do arbusto plantado na Osborne House, Isle of Wight em 1845 pela Rainha Vitória. Segundo a tradição, a planta significa o amor. Outras flores como jacinto branco, lírio do vale e hera, por exemplo, também foram incluídas no buquê. No dia seguinte do evento, Kate deixou o buquê no túmulo do Guerreiro Desconhecido, na Abadia de Westminster.
AS DAMAS DE HONRA
A dama de honra em destaque, escolhida pela princesa de Wales, foi sua irmã mais nova, Pippa Middleton. Além dela foram escolhidasmais quatro meninas: Lady Louise Windsor, filha do príncipe Edward, Margarida Armstrong-Jones, Grace van Cutsem, afilhada de William, e Eliza Lopes, neta da agora rainha consorte Camilla.
SEGUNDO VESTIDO
Para a recepção que aconteceu após o casamento, no Palácio Buckingham, para 600 convidados, Kate também apostou em um vestido desenhado por Sarah Burton. A peça era all white, de cetim e sem alças, com decote de coração, saia rodada e bordado de diamantes na cintura. Para compor o visual, a noiva usou um cardigã bolero.
Fontes: Royal UK, Caras, Westminster, Town and Country, Britannica e Te Knot.