A catarinense Camila Vieira, natural de Bom Retiro, mudou-se aos 15 anos para a cidade de Brusque em busca de qualificação profissional e foi lá que iniciou a graduação em Design de Moda e também conquistou seu primeiro emprego como auxiliar de desenvolvimento em uma empresa de moda feminina.
De acordo com ela, ter aliado sua primeira experiência profissional dentro da área de moda aos conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade, além da experiência técnica no ambiente de trabalho, foi fundamental para a sua trajetória como empreendedora, iniciada aos 21 anos, quando foi morar em Caxias do Sul.
INÍCIO DO EMPREENDIMENTO
Um certo dia, Camila, que sempre foi criativa, resolveu desenhar algumas peças de bijuterias como passatempo. A partir dos rabiscos, nasceu um maxicolar, acessório em alta na época. “Eu criei um modelo em couro e pedi para a minha mãe me ajudar a confeccionar, mas ela me incentivou a comprar a matéria-prima necessária e fazer sozinha”, conta.
Decidida, foi a um atacado e usou todo o dinheiro que tinha, cento e cinquenta reais, na compra de mercadorias. A partir daquele momento, iniciava a sua trajetória como empreendedora. “Comecei a fazer vários colares em casa, mas daí veio a pergunta: como vou vender? Foi então que tive a ideia de divulgar na minha página do Facebook e marcar as minhas amigas. Logo começaram a chegar os pedidos e isso foi me motivando a ir além”, conta.
Um tempo depois, Camila foi convidada para desfilar em uma tradicional loja de bolsas e sapatos de Caxias do Sul. Compareceu ao evento com um dos maxicolares que havia produzido, e a peça chamou a atenção das convidadas, que logo fizeram os pedidos. E assim seu negócio foi crescendo.
CAMILA VIEIRA BRAND
No primeiro ano, Camila produziu cerca de 6 mil peças. Surgia, assim, a marca de acessórios Camila Vieira Brand, com a inauguração da primeira loja em 2013. “Iniciei com colares, mas logo as clientes pediram brincos, anéis, pulseiras e isso foi me instigando a criar outros produtos e a ir me aprimorando. Comecei a desenvolver peças com um design diferenciado, já que a ideia não era criar apenas uma bijuteria, mas algo que tivesse a minha identidade. Passei a banhar as peças em ouro 18k para garantir a durabilidade e a sofisticação, e assim fomos conquistando as clientes”, destaca.
Atualmente, a marca conta com várias coleções que atendem aos mais diversos estilos de mulher. “Me sinto muito feliz com o resultado alcançado até aqui. Sou uma pessoa tímida, mas workaholic. Amo o meu trabalho e acredito que quando a gente faz o que ama e acredita no que faz, a vida tem mais sentido”, completa.
LINHA HOME DECOR
Em 2020, em plena pandemia, Camila criou a linha de home decor, estendendo a conexão das pedras naturais para dentro de casa, tudo alinhado com a filosofia do feng shui. “Em maio, quando eu dei o start nesse novo projeto, eu tinha apenas 4 itens, hoje já estamos com mais de 90”, comemora.
“2020 foi um ano de muitas oportunidades, pois participei da minha primeira feira internacional em Nova York, e isso significou um grande passo para a marca. Então terminei 2020 com o coração cheio de gratidão, por ter sido um ano tão atípico, mas que ao mesmo tempo fez com que eu saísse da minha zona de conforto e me reinventasse, criando mais oportunidades e produtos para oferecer às clientes”, conta.
O QUE ESPERA PARA ESTE ANO
Sobre 2021, ela demonstra otimismo: “Pretendo dar continuidade à linha home, inclusive ampliar, lançando mais itens. Além disso, minha meta é participar de feiras nacionais e internacionais para continuar a levar o melhor para o público que atendemos, prezando sempre pelo uso de matéria-prima de alta qualidade. A marca vem crescendo constantemente e com ela a ideia de expandir para outros lugares e levar um pedacinho da moda do Sul para o mundo. O que as pessoas levam pra casa são mais do que joias, são traços da minha personalidade para eternizar momentos especiais”, acrescenta.