por Alison Sales
Cabelos bonitos e saudáveis são o sonho de toda mulher. Mas com a correria do dia a dia, nem sempre eles recebem o cuidado necessário. No entanto, especialmente para quem usa processos químicos como colorações, mechas e alisamentos, a atenção e os cuidados devem ser redobrados.
Para que você entenda melhor a importância dos cuidados, é necessário que conheça um pouco sobre a estrutura do cabelo. Basicamente, ele é um complexo orgânico formado por carbono, oxigênio, hidrogênio e enxofre, e possui três partes: cutícula, córtex e medula. As ligações químicas entre seus componentes formam a queratina, que compõe mais ou menos 70% do fio.
TRATAMENTOS CAPILARES
Os tratamentos capilares são organizados em dois grupos: couro cabeludo e tratamento dos fios.
A pele que reveste o crânio e suporta os fios, a qual chamamos de couro cabeludo, precisa estar saudável para que os cabelos estejam bonitos. Então, para evitar problemas como alopecia (queda), afinamento, dermatite seborreica (oleosidade e descamação) e pitiríase (caspa), por exemplo, é importante que os cabelos sejam bem cuidados. No entanto, se mesmo assim ocorrer algum problema é necessário consultar um especialista para detectar a causa e fazer o tratamento mais adequado.
Para os fios, existem tratamentos que atuam diretamente sobre eles, deixando o seu aspecto mais bonito. Abaixo estão os três principais:
HIDRATAÇÃO
Em primeiro lugar, consiste em um tratamento estético de máscaras hidratantes aplicadas nos fios para repor água, o que os mantêm resistentes, maleáveis e brilhantes.
O nível de água nos fios deve se manter em 12%. Danos diários ou procedimentos químicos podem fazer esse percentual baixar, exigindo hidratação.
NUTRIÇÃO
A nutrição capilar, por sua vez, repõe os nutrientes perdidos pela fibra capilar e os lipídios, que protegem os fios de agressões diárias, evitando maiores danos.
O tratamento tem por função devolver a maciez, o brilho e o movimento dos cabelos, elimi-nando também o frizz e deixan-do-os mais alinhados.
RECONTRUÇÃO
Ao descolorir ou realizar a coloração permanente dos cabelos, o processo químico chega até uma estrutura importante dos fios, o córtex, de onde são retirados alguns pigmentos que revelam a nova cor. Assim, nesse processo, os fios podem ficar fragilizados, secos, porosos ou elásticos.
É aí que entra a etapa de reconstrução capilar. O tratamento atua para repor aminoácidos que formam a queratina dos fios. Também indicado para danos físicos causados por escovação (mecânica) e ferramentas térmicas, como secador, chapinha e babyliss. Por fim, o resultado final são cabelos mais encorpados e menos frágeis.
DICA IMPORTANTE
É comum haver confusão entre hidratação e nutrição capilar. Na verdade, eles são tratamentos complementares. Portanto, ambos ajudam a combater o ressecamento capilar, conferindo mais brilho e beleza aos fios.
Para encontrar o melhor procedimento, procure um profissional de sua confiança que monte um cronograma capilar específico, a fim de que possa atender as suas necessidades!