Imagens: Divulgação/Balmain
A francesa Balmain acaba de lançar a nova coleção Resort para 2021, criada durante o isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus. Apostando na estética dos anos 90, a princípio, a grife usa como referência o estilo rebelde, aristocrático e livre de Lady Diana. Entretanto, o ícone da época, Julia Roberts, principalmente no clássico filme Pretty Woman, também é uma das inspirações.
De acordo com Oliver Rousteing, diretor criativo da marca, a Cruise Collection foi fotografada na Normandia, a “paisagem e toda a sua vegetação e a propriedade aristocrática, também eram o local perfeito para espelhar o espírito da coleção”. Após meses de criação por chamadas de vídeo e encontros virtuais, o time da Balmain se reuniu para o ensaio. Confira a declaração do estilista:
Até o início do isolamento, sempre acreditei que era preciso estar presente fisicamente no estúdio e trabalhando com minha equipe para criarmos uma coleção. Após tantos anos e tantas coleções trabalhando juntos, acabei dependendo muito de seus talentos, habilidades, ideias inovadoras e opiniões honestas. Então, de repente, ter que descobrir uma nova maneira de trabalhar – na mesa de minha cozinha, das intermináveis chamadas de zoom, definitivamente não foi fácil para nenhum de nós. Mas, no final, fiquei impressionado e acima de tudo muito orgulhoso do que minha equipe e eu fomos capazes de realizar.
— Oliver Rousteing
Assim como Rousteing considera a experiência do ensaio fotográfico extremamente positiva, veja a seguir mais um trecho da carta escrita por ele:
Lá fora, sob o céu azul e a paisagem verde do campo, não estávamos apenas comemorando por estarmos juntos, estávamos também redescobrindo a alegria de poder viajar além do limite de 100 quilômetros do isolamento. Compartilhar o lindo ambiente e o clima com meus amigos e colegas, fez parecer que, de alguma forma, conseguimos escapar do trabalho, da cidade e de todas as preocupações do passado para um momento especial, a sensação era de que estávamos participando de algum tipo de imagem perfeita de um piquenique comemorativo no campo.
— Oliver Rousteing
CONCEITO DA COLEÇÃO
Padronagens marcantes, como Vichy e polka-dots, aparecem de forma extensiva nas peças. Para Rousteing, que já tinha utilizado estampas do gênero na última Paris Fashion Week, na haute couture, elas lembram facilmente a classe alta. Tons pastéis, alfaiataria, babados e chapéus também aparecem frequentemente nas roupas. O diretor criativo da Balmain ressalta que essas características, “de um mundo escasso de famílias antigas, privilégios e riquezas”, faziam parecer que estavam fora de alcance para uma pessoa como ele, que cresceu em Bordeaux, cidade portuária no sudoeste da França.
Mas é interessante ressaltar que, apesar de ser baseada nos anos 90, as clutches ressurgem com logo estilizado da Balmain e em cores e padronagens modernas variadas, através de uma vibe anos 70 e 80, quando originalmente surgiram na cena fashion, para serem incorporadas ao estilo da coleção.
O estilista acredita, por fim, que ele e a equipe estão revolucionando o que era considerado padrão para uma classe restrita e gerações antigas. E, com isso, modernizando e distorcendo essas tendências para oferecer novidades frescas e inesperadas. Portanto, para a grife, o conceito representa “uma variedade de estilos e designs que agora são disponíveis à todos – e refletem os valores da Balmain de hoje e a bela diversidade de uma França verdadeiramente moderna”.
PRIMEIRA LINHA SUSTENTÁVEL
Outra novidade da marca é uma linha exclusiva feminina e sustentável, composta por uma seleção de camisetas, moletons e peças de algodão orgânico em Ecocert. Além disso, a Balmain afirma que “foram feitos para reduzir a pegada de carbono durante a fabricação e transporte destas peças”. Sendo a Caps Collection PS21 feita através de instalações com energia renovável, localizada perto dos centros de distribuições locais da grife.
Ainda mais na tendência ecológica, todos os produtos contam com sacolas plásticas de 100% amido de milho. Etiquetas de poliéster reciclado e outras para pendurar criadas a partir de barbante e papel reciclado das florestas sustentáveis do Forest Stewardship Council. Porém, há outra linha ecológica com camisetas, blusa e calça feminina, que foi produzida na Itália e em Portugal. Esta conta com sacos plásticos certificados pela Oekotex, com 65% do material de origem biológica, e algodão orgânico também.
A Balmain acredita que esses primeiros passos adiante, embora sejam apenas um começo, são de extrema importância para a maison. A nova realidade de hoje não apenas nos fez adaptar a novas formas de trabalhar, como também nos força a admitir que mudanças profundas não podem mais ser adiadas em quase todas as partes de nossas vidas… A medida que progredimos de um momento inesperado e passamos a ter esperanças de progresso em movimentos longos e atrasados, mudanças de todos os tipos – desde a forma como nós apoiamos até a maneira de evitarmos danos adicionais ao meio ambiente – são imperativas.
— Balmain