Imagens: Pinterest, Victoria and Albert Museum, Encyclopædia Britannica, Fotostock e Eric Sander
Sapatilhas, saias delicadas e tons pastel, o Balletcore é uma das tendências mais em alta da moda. Inspirado nas bailarinas, o estilo une feminilidade e delicadeza. A estética fofa ainda está forte nas redes sociais, como Instagram e TikTok, e impulsiona o consumo das polêmicas sapatilhas, por exemplo. Mas você sabe como a dança clássica surgiu? Catherine de Médici, rainha da França e uma das mulheres mais poderosas do mundo na época em que viveu, é considerada a responsável por impulsionar esta arte.

SURGIMENTO
O ballet surgiu nas cortes italianas renascentistas do século XV. A dança acontecia principalmente nos eventos luxuosos, como celebrações de casamento, que necessitavam espetáculos. No século XVI, Catherine, esposa italiana do rei Henrique II da França, a financiou na França. Ela foi considerada uma patrona das artes no país.
Assim, nascem festivais elaborados, com dança, decoração, figurino, música e poesia. O rei Luís XIV, um século depois, popularizou e padronizou o ballet. Além disso, ele mesmo era um bailarino e ajudou a promover essa dança para um nível de treinamento profissional.

POPULARIZAÇÃO E DIAS ATUAIS
Grandes clássicos do ballet foram criados no século XIX, como Giselle e La Sylphide, durante o Romantismo, movimento que influenciou todas as esferas das artes. Nesse período surge o tutu, saia volumosa de tule. A peça se tornou ainda mais curta na Rússia, onde a dança ganhou ainda mais notoriedade, para mostrar as pernas das bailarinas e os movimentos difíceis que elas realizavam.
A partir do século XX, o ballet ganhou outras facetas, do clássico, passando pelo neoclássico e ao contemporâneo. Dessa forma, os movimentos e os figurinos tornam-se mais diversos.


BALLETCORE
Essa tendência visual se inspira nos figurinos usados no ballet clássico. Como, por exemplo, as meias-calças, sapatilhas de boneca, saias curtas com volume e bolerinhos. Já a paleta de cores gira em torno dos tons pastel, como rosa e lilás, e de tons sóbrios de branco e preto.

