Imagens: Oficiais Netflix/via Collider
A mais nova produção norte-americana da Netflix de drama e ficção científica, Away, que estreou em 4 de setembro, trata dos dilemas familiares que surgem quando se está distante dos entes queridos. A série conta a história da astronauta Emma Green, personagem vivida pela vencedora de dois prêmios de melhor atriz no Oscar, Hilary Swank. Enviada em uma missão histórica de três anos para Marte, a astronauta comandante se vê longe do marido e da filha adolescente quando os dois mais precisam de seu auxílio.
DILEMA MODERNO
Baseada no artigo homônimo publicado na revista Esquire, que relata a experiência vivida pelo astronauta Scott Kelly quando foi designado a passar um ano em uma estação espacial, ficando esse tempo longe de sua família. A narrativa inspirou Andrew Hinderake, criador da produção.
A história foi criada a partir de um artigo publicado na revista Esquire, que relata a experiência vivida pelo astronauta Scott Kelly quando foi designado a passar um ano em uma estação espacial, ficando esse tempo longe de sua família. A narrativa inspirou Andrew Hinderake, criador da produção.
A série mostra uma mulher bem sucedida que sacrifica momentos com quem ama para realizar tarefas da sua profissão, mas não sem certo sofrimento. No caso de Green, sua filha Lex (Talitha Bateman) tem apenas 15 anos e só verá a progenitora novamente após três anos. Seu marido, Matt Logan (Josh Charles), sofre de uma doença que o deixa parcialmente incapacitado durante o período.
Passando por um grande dilema, ela fica dividida entre a profissão e sua família. A pressão de estar longe muitas vezes pesa na consciência da comandante, e é possível sentir a angústia vivida por uma mãe com uma carreira exemplar. Este é o ponto alto da primeira temporada. O que define uma pessoa? Quem ela é?
INTERNACIONAL
A equipe que acompanha Emma é constituída por diferentes nacionalidades e tem suas histórias próprias. Por isso, não só a língua inglesa é ouvida em Away, como também russo, mandarim, híndi e hebraico, por exemplo. Flashbacks são rotineiros nos episódios. Esse toque acrescenta mais diversidade para a produção. Portanto, com uma narrativa de 10 episódios entre a nave espacial e a Terra, o foco está sempre nas tensões que se desenvolvem entre as duas.
RECEPÇÃO E CRÍTICAS
É uma produção de ficção científica. Mas, apesar de se passar no espaço, a maior parte da trama é focada no desenvolvimento das relações em ambientes difíceis. São essas situações que causam drama e conflitos durante a série e dividem os fãs. Alguns críticos gostam das interações conflitantes, mas parte da crítica afirma que são desnecessárias. De acordo com o IMDB, a série possui 30 críticas e acumula uma nota 6,4 de 10. Já segundo o Google, 92% do público aprovou a produção. Entretanto, no reconhecido site de resenhas Rotten Tomatoes, Away tem 65% de aprovação da mídia especializada, enquanto o número da audiência fica em 62%, mais equilibrado.