A série canadense Anne With an E é um dos sucessos de streaming da Netflix. Transmitida originalmente pelo canal CBC Television, acompanha a trajetória de Anne Shirley (Amybeth McNulty), u,a Órfã, extrovertida e dona de uma personalidade autêntica. A garota de 13 anos transforma a vida dos irmãos Marilla e Matthew Cuthbert ao ser adotada, portanto, o drama de época promete altas emoções e bons momentos para o público. Com três temporadas, cada uma contando com entre 7 e 10 episódios, a produção é uma boa pedida para assistir em família.
BASEADO EM LIVRO
Aliás, você sabia que Anne with an E é baseada em mais de um livro? Isso mesmo! Para os amantes de literatura, a obra Anne de Green Gables é um clássico que traz ainda mais informações sobre o universo da história e conta com continuações. E para quem quer continuar acompanhando a trajetória de Anne, escrita por Montgomery Lucy Maud, a Coleção Anne possui 8 livros que inspiraram a série. Assim, a trama literária acompanha a jovem até a vida adulta.
TRAMA
No século XIX, Anne Shirley, de quase 13 anos, vive em um orfanato de assistência social. Um dia, acaba adotada por Matthew Cuthbert, que a leva para morar com ele e com Marilla, sua irmã. Inteligente e com uma imaginação brilhante, ela, aos poucos, vai conquistando e mudando a cidade de Green Gables enquanto luta por aceitação. Assim, Anne with an E traz reflexões profundas em clima alto astral.
ANNE
A personagem Anne Shirley incorpora o protagonismo feminino e traz discussões sobre adoção, relações humanas e sonhos. Seu objetivo é se tornar professora. Além disso, as reflexões sobre possibilidades, beleza e amor na vida das mulheres são muito atuais. Resiliência e superação de traumas entram, também, nos assuntos importantes abordados pela jovem, que mostra otimismo e positividade ao enxergar beleza nos aspectos mais simples.
FIGURINO
Por fim, os figurinos de época ganham destaque na produção do século XIX. A maior parte das peças foi feita pela equipe responsável pela área. O estilo do visual é inspirado na Era Vitoriana e na estética rural, mas não segue à risca a moda do período. Tons terrosos, neutros, sóbrios e pastéis são os principais nos looks.
Os vestidos das meninas mais jovens são baseados nos que eram utilizados durante a virada do século XIX para o XX e possuem babados e volumes suaves. Chapéus de palha também se tornam populares entre as mulheres, enquanto casacos de lã, capas de malha e cachecóis aparecem em peso no inverno. As meias-calças ganham destaque. Primeiramente, aparecem apenas na cor branca e, com o passar do tempo, tons de cinza e preto tornam-se presentes na série.
Imagens: Reprodução/Netflix