Imagem: Divulgação/ALJ
A Edição 2020 do Baile de Debutantes da Associação Leopoldina Juvenil (ALJ) conta uma novidade inédita. Neste mês, o clube deu início aos tradicionais encontrinhos pré-debut através do formado virtual, reunindo as 37 meninas já inscritas. Uma adaptação necessária em vista da pandemia causada pelo novo coronavírus. Hoje, no dia 25 de junho, será realizado o terceiro encontro das meninas, com a psicopedagoga Clarissa Candiota, especialista em aprendizagem humana.
De acordo com o vice-presidente Social e Cultural da ALJ, Alberto Jerônimo Guerra Neto, “a missão é viver este momento e transformá-lo em uma experiência inesquecível para todos, especialmente para nossas debutantes e suas famílias”. Para entender um pouco mais sobre as mudanças e o cronograma do debut ALJ, conversamos com a Diretora Social do clube, Lucia Dias Machado, confira a seguir:
ENTREVISTA COM LUCIA DIAS MACHADO
Imagem: Arquivo VLK
VLK: Alguns clubes desistiram de realizar o debut esse ano, o que levou o Juvenil a manter o evento? LUCIA: “O sonho de um debut para as meninas e o Baile de Debutantes do Juvenil simboliza o evento mais tradicional e envolvente para todas as famílias e para todos nós que pertencemos e esta entidade e que juntos numa grande equipe fazemos acontecer esta grande noite de princesas. Não poderíamos deixar de realizar nosso 67ª Baile de Debutantes ALJ, mesmo que não aconteça neste ano.”
VLK: Então, como a proposta foi recebida pelas meninas e seus familiares?
LUCIA: “Neste ano fomos surpreendidos com todos estes acontecimentos e que de uma certa forma estamos todos convocados a reescrevermos a história do ano de 2020 e do mundo. E, as meninas, que estão vivendo esta pandemia no ano do seu debut, vivenciam esta experiência inédita e isto fará com que elas façam parte de um grupo mais especial ainda.”
VLK: Como estão sendo organizados e realizados os encontros on-line?
LUCIA: “Até agora, realizamos 2 encontros virtuais… No primeiro, foi uma apresentação nossa e das meninas e a partir deste, estamos juntas estruturando esta experiência. Deu para perceber claramente que elas estão compreendendo muito bem a situação que estamos passando e com a certeza de que tudo vai passar e que elas ainda vivenciarão muitos momentos juntas, mesmo que tenhamos que esperar. Nossos encontros presenciais foram afetados em seu programa e cronograma original. Estamos reorganizando-os de acordo com a evolução e as possibilidades estabelecidas pelos Decretos municipais e Estaduais. Por enquanto, pretendemos manter um encontro semanal virtual, desde que este seja possível para que as meninas possam interagir.”
VLK: Por fim, será realizada alguma interação virtual entre as meninas, pais, pares e madrinhas, como geralmente acontece?
LUCIA: ” creditamos que será possível manter a nossa agenda onde já tínhamos esta interação proposta. Mas sempre com adequação de datas. Como não sabemos o que acontecerá nos próximos meses, temos que ir nos readequando às medidas que estão sendo implantadas pelos governos.”
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES ADICIONAIS
Portanto, para quem ficou com interesse de participar, as inscrições estão abertas até o dia 30 de junho. Meninas entre 14 e 16 anos, associadas ou não ao clube, podem participar. Para mais informações é possível entrar em contanto por pelo e-mail socialcultural@juvenil.com.br ou pelo WhatsApp (51) 98593-1147. Entretanto, o grande evento, a noite do Baile, estava previsto para outubro deste ano. A princípio, foi adiado para o mês de março de 2021 e será realizado com todos os protocolos de segurança, segundo a ALJ.
ENTENDA A AGENDA DO DEBUT
Além disso, o conhecido Baile de Debutantes da ALJ acontece a partir da inauguração da Sede Marquês do Herval, ou seja, desde 1954. Apesar dos bailes acontecerem normalmente em outubro, a preparação para o dia tão especial começa em maio. São realizados diversos eventos, como palestras, passeios, workshops, aulas de dança e ensaios.