Imagens: Reprodução / Netflix
Intrigas e fortes emoções são as promessas de A Imperatriz, série da Netflix que acompanha o início da trajetória da rebelde Elisabeth Von Wittelsbac, também chamada de Sissi, e de seu marido, o Imperador Franz Joseph da Áustria. A atriz Devrim Lingnau interpreta Sissi, enquanto Philip Froissant dá vida a Franz. A produção, com seis episódios de 1 hora cada, é baseada na vida real dos personagens.
Se você gosta de The Crown ou Bridgerton, temos certeza de que irá gostar também de A Imperatriz, série que sugerimos maratonar durante o feriadão.
BASEADA EM FATOS
O drama histórico é baseado na história real de Elisabeth, que se tornou uma espécie de ícone do século XIX, comparada a Lady Di. Nascida em 24 de dezembro de 1837, a nobre era filha do duque Maxilian da Baviera e da princesa Ludovika da Baviera. A produção alemã também usa como referência a trilogia de filmes clássicos dos anos 1950 sobre a imperatriz, que auxiliou na relação entre a Áustria e a Hungria.
QUEM FOI ELIZABETH
A jovem Elizabeth era carismática, bonita, vaidosa e tinha personalidade forte, mas não se adaptou à vida cheia de regras da corte austríaca. Também não se dava bem com a sogra, teve depressão e um distúrbio alimentar, doenças que se intensificaram com as diversas perdas que sofreu ao longo da vida.
Entre seus hábitos, a imperatriz gostava de praticar atividade física vigorosa, o que não era comum para as mulheres da época. Além disso, tinha uma rotina de beleza rigorosa e demorada. Diversas horas do seu dia eram dedicadas para se arrumar e pentear o longo cabelo.
Elisabeth foi Imperatriz da Áustria entre os anos 1854 e 1898. Ela morreu aos 60 anos, quando foi atacada pelo anarquista italiano Luigi Lucheni, durante uma viagem na Suíça.
INÍCIO DE TUDO
A princesa Ludovika, mãe de Elisabeth, era irmã da arquiduquesa Sophie, mãe de Franz, que a fim de garantir a estabilidade da dinastia dos Habsburgos, queria que seu filho se casasse com uma de suas sobrinha. Helene, a filha mais velha da princesa Ludovika, deveria ser a escolhida. No entanto, Franz se apaixonou por Sissi, a irmã mais nova e que ainda era uma adolescente. Os dois acabaram contrariando a norma da época e se casando por amor na Catedral Agostiana de Viena, em 1854. Juntos, tiveram quatro filhos.
FIGURINO
Os looks de época são um dos grandes destaques da série. A personalidade peculiar e livre de Sissi é retratada também através das suas roupas, visto que a moda sempre foi um ponto importante na vida real da imperatriz. Alguns elementos modernos também aparecem entre as peças usadas pela personagem, como óculos de sol estilosos e um par de sapatos Dries Van Noten. Mas talvez o maior destaque seja o vestido de noiva de Elisabeth, que levou duas semanas para ficar pronto. Volumoso, com tecidos delicados e aplicações de pérolas e lantejoulas, a criação promete encantar os amantes do mundo fashion que assistirem A Imperatriz.
SEGUNDA TEMPORADA
No início de abril, a plataforma de streaming anunciou a renovação da segunda temporada da produção, idealizada por Katharina Eyssen. Ainda não há data para o lançamento, mas especula-se que será em breve.