A gola Peter Pan surgiu a partir de um modelo original e, com o progresso da moda, recebeu variações compreendendo mais de um único estilo. Com certeza, ela chama a atenção e pode combinar muito bem com os tons de cinza e marrom que são promessa para o inverno. Mas você sabe por que ela possui esse nome?
O Nome do Colarinho Originou-se na Broadway
Em 1905, a atriz norte-americana Maude Adams interpretou Peter Pan em seu primeiro papel na Broadway, na peça “Peter and Wendy” (Peter e Wendy), o que a levou a se tornar a artista mais bem paga e bem-sucedida de sua época. A fantasia do garoto que não queria crescer apresentava o colarinho, e a partir daí passou a ser chamado de Peter Pan.
A Gola Peter Pan: Um Elemento do Conservadorismo na Era Vitoriana
Quando se fala em gola Peter Pan, automaticamente a visualizamos mentalmente, dada a sua fama. No entanto, ao voltarmos no tempo, especialmente para a Era Vitoriana, elas também eram chamadas de gola babador.
Durante o século passado, entre 1837 e 1901, no reinado da Rainha Vitória do Reino Unido, os trajes femininos de passeio precisavam ser discretos e não evidenciar o pescoço, já que expor alguma parte do corpo não era bem recebido pela sociedade. Por essa razão, decotes eram permitidos apenas à noite, em espaços teatrais ou bailes. Assim, a gola Peter Pan inicialmente cobria toda a parte do colo. Confira as fotos na galeria:
Explore a Diversidade de Estilos que a Gola Peter Pan Permite Transmitir
O colarinho “babador” normalmente envolve técnicas de trabalho manual específicas, podendo ser personalizado, como por exemplo, com bordado aberto. Com ele, o estilo vintage se destaca.
A forma primária da gola é arredondada nas pontas, mas para torná-la mais moderna, as marcas decidiram adotar um toque de ousadia, optando por extremidades pontiagudas, como é o caso da Gucci, que, para deixar os looks ainda mais criativos, adiciona estampas e logotipos.
A clássica gola Peter Pan branca fica muito estilosa quando usada com o intuito de remeter ao tradicional school uniform, também conhecido como estética colegial ou preppy.
A gola Peter Pan em vestidos com detalhes em bordado floral oferece um ar romântico e, ao mesmo tempo, mais sério, como o estilo “ladylike”, tão presente nos anos 1950, caracterizado pela sua essência delicada.
Além dessas opções, também é possível encontrar no mercado modelos em tricô e tipos removíveis para que você possa utilizar a gola Peter Pan quando quiser ou precisar.
Fotos: Alvan S. Harper, Szymon Brzóska e Vogue