Crédito das fotos: @Iwan_Baan/Mário Amaral
A arquitetura no mundo contemporâneo será tema de uma programação especial promovida pelo Instituto Ling em parceria com a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio Grande do Sul (AsBEA-RS). O projeto contará com uma aula inaugural e dois minicursos oferecidos de maio a agosto para falar sobre cidades, história, memória e sustentabilidade, com novas perspectivas sobre formas de viver, conviver e morar.
A agenda tem início já no próximo dia 04 de maio, com a palestra A cidade sonha, ministrada pelo jornalista Raul Juste Lores, autor do livro São Paulo nas Alturas e produtor de conteúdos do canal no YouTube que leva o mesmo nome, onde fala sobre temas como mobilidade, sustentabilidade, justiça social e crescimento econômico. No painel amplamente ilustrado, Lores discutirá como arquitetos, incorporadores e governos podem transformar prédios, bairros e cidades, mostrando exemplos de obras badaladas que receberam muito espaço na mídia, mas que não foram discutidas em seus aspectos arquitetônicos e urbanísticos, e de obras que passaram longe do radar midiático e que cumpriram com sua responsabilidade urbana.
No mês de junho, a programação prossegue com o minicurso Trajetória – Uma imersão na arquitetura e no tempo, com o arquiteto, urbanista e professor Lucas Volpatto, que também é presidente do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico Cultural de Porto Alegre e membro da Comissão Arquidiocesana de Arte Sacra de Porto Alegre. Os encontros acontecerão nos dias 14, 21 e 28 de junho, com uma retomada histórica para identificar os estilos e as técnicas construtivas no contexto dos principais países que influenciaram a nossa cultura arquitetônica.
A programação especial se encerra com mais um curso de curta duração: Caminhos da arquitetura sustentável, com a arquiteta e urbanista Érica Dall’Asta, nos dias 2, 9 e 16 de agosto. No curso, a profissional fará uma revisão histórica, das raízes ancestrais até a arquitetura moderna e a sua interface com a crise energética da década de 70 do século XX. As aulas ainda analisam soluções e tecnologias para cenários futuros em que a arquitetura assume um novo papel: de medidora entre o natural e os modos de vida contemporâneos, predominantemente urbanos, através do seu impacto socioambiental.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.institutoling.org.br ou presencialmente, na recepção do centro cultural (Rua João Caetano, 440). Os preços variam de R$ 136 a R$ 656. Associados AsBEA-RS têm 20% de desconto nas inscrições individuais e 30% de desconto nos pacotes.