Amamos abordar temas atemporais, então aqui vai: é a vez da estampa risca de giz!
Um dos padrões clássicos favoritos entre as mulheres que procuram por refinamento na hora de se vestir, a risca de giz tem um histórico interessante. Mas não pense que, por ser acrônica, não pode ter um toque alegre e divertido. Com modelagens oversized e unida a elementos mais joviais, uma peça com estampa risca de giz pode transmitir um estilo cheio de personalidade.
Estampa Risca de Giz: Uma Criação Inglesa
A risca de giz se originou na Grã-Bretanha no final do século XIX, na forma clássica que conhecemos: em ternos. Fabricados exclusivamente para o sexo masculino, eles eram destinados a vestir os banqueiros ingleses, tornando a profissão facilmente identificável pela espessura das riscas marcantes.
Risca de Giz: Desafiando as Normas Tradicionais do Vestuário
A risca de giz, inicialmente associada a trajes masculinos, começou a aparecer na “era do jazz”, mais especificamente nos anos 20, também em roupas femininas. As moças sentiam a necessidade de inovar com algo transgressor. Então, adotaram um estilo andrógino, e foi aí que o uso da estampa começou a se destacar, pois as mulheres passaram a usar a risca de giz incorporada em ternos feitos para elas.
Gabrielle Chanel foi uma das expoentes que trouxe esse componente para dentro do guarda-roupa feminino e, a partir daí, a risca de giz começou a ser vista como símbolo de sofisticação para visuais formais e ambientes profissionais.
Yves Saint Laurent Transforma a Risca de Giz em uma Estampa Ainda Mais Desejável
O “Le Smoking” de Yves Saint Laurent revolucionou a alta costura ao apresentar um smoking masculino reformulado com seu singular toque de elegância e corte impecável para mulheres no Outono de 1966. Um ano após essa inovação, o estilista apresentou em uma nova coleção ternos com estampa risca de giz que ressoam até hoje nos códigos da casa. Em 1967, o terno foi fotografado para uma edição da Harper’s Bazaar.
As Convenções da Estampa Risca de Giz
A risca de giz é composta por uma linha fina e clara sobre um tecido de cor escura contrastante. As cores mais usuais são o branco, azul-marinho, preto e cinza (como exemplificado nas fotos abaixo na galeria). Cada linha individual pode ter no máximo 0,85mm de largura, um detalhe que faz toda a diferença e pode até ser usado como um truque para a silhueta.
Dicas para um Look Perfeito com Estampa Risca de Giz
A estampa risca de giz é democrática, mas alguns fatores a tornam ainda mais imponente. Opte por tecidos nobres que valorizem a estampa e a peça que será utilizada. Como a risca de giz é comumente vista na alfaiataria, invista em uma modelagem com técnicas bem trabalhadas. Recomendamos o macacão pela praticidade, que vai do dia à noite, garantindo um visual moderno. Além disso, ele foi muito exibido nos desfiles internacionais, como o da marca Zimmermann.
Escolha o modelo correto de risca de giz para um equilíbrio corporal e visual. Riscas de giz largas aumentam o perfil, enquanto as finas alongam. Encontre seu estilo e experimente diferentes combinações!
Fotos: FunkyForty, Karya Schanilec