Você sabe por que a pérola fascina tanto?
Claro, a resposta mais óbvia seria sua atemporalidade, porém ela transcende esse requisito das joias. A pedra preciosa atravessou milênios e por trás de seu requinte permeia um simbolismo e o status de Rainha das Gemas, sendo a mais antiga do mundo.
O Luxo Emblemático da Joia que Exala Feminilidade
Ao longo de diferentes eras e culturas, a pérola adquiriu múltiplos significados simbólicos. Na mitologia grega, ela estava associada à água do nascimento, e os gregos acreditavam que ela era a lágrima dos deuses. Tanto é assim que Vênus, a deusa da beleza e do amor, era chamada de “pérola da Grécia”, imortalizando esse item como uma personificação de poder e feminilidade.
De natureza orgânica e misteriosa, as pérolas também nos remetem às profundezas dos mares. Seu processo de produção longo as torna muito raras, enquanto sua pureza incomparável as transforma em objetos de desejo de alto valor.
Uma Rica História sobre Poder e Valorização
Com evidências que remontam à Antiguidade, por volta de 4.200 a.C. na Pérsia, mostra-se que a pérola era vista como um tesouro. Os chineses a associavam à longevidade e sabedoria, enquanto o líder romano Júlio César mandou estabelecer leis que restringiam seu uso apenas pela classe mais alta.
Como referência de magnificência, citamos ainda Elizabeth I, que fez a fama da “joia do mar” crescer ainda mais no período elisabetano, ao incrementar suas vestimentas e visual, reforçando a definição de castidade e autoridade. Podemos dizer que ela foi a joia da época da Renascença, não é mesmo?
Também há uma menção do seu emprego na arte; quem nunca ouviu falar do quadro Barroco (do artista holandês Johannes Vermeer) “Moça com brinco de pérola”?
A Modernidade Ampliou a Visão sobre o Uso de Pérolas
Com o passar do tempo e o alto desenvolvimento da indústria da moda, o consumo cresceu na mesma intensidade. Mas não se engane, por exemplo, se você perceber que empresas de fast fashion fazem uso de pérolas em suas coleções, desconfie, pois provavelmente elas são artificiais, feitas de materiais como vidro, resina, cerâmica, compostos orgânicos e plástico, causando danos ao meio ambiente.
Segundo o Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA), o processo de formação da pérola leva cerca de três anos de maturação, uma raridade que ocorre em uma a cada 10.000 ostras. Portanto, seu uso original vem de grandes marcas e da Alta Costura, que têm se empenhado em oferecer ao público novas formas de recorrer a elas.
Como já mostramos aqui, não é porque algo é clássico que significa ser monótono; a prova disso são os designers de renome que usam pérolas como protagonistas. A maior fã de todas foi Gabrielle Chanel, e cultivando seu legado, o ex-diretor criativo Karl Lagerfeld.
Simone Rocha também não abre mão desse elemento, atualizando a funcionalidade com aplicações em sapatos e alças de bolsas. Jean Paul Gaultier empregou-as de modo ostensivo na vestimenta, imitando um bustiê, e Balmain introduziu a tendência nos óculos.
Giambattista Valli e Dolce & Gabbana assumiram o maximalismo em uma redefinição do estilo de realeza, envolvendo brincos, colares e acessórios de cabeça.
Confira Como as Fashionistas Estão Usando
Na parte de fora dos desfiles internacionais, as pérolas aparecem por cima das roupas, substituindo as body chains (correntes para o corpo), ecoando a estética dos anos 20, ou com aplicações bordadas em casacos e suéteres, bem como em calças e, na última tendência do momento, broches.
Com um brilho resplandecente e marcante, além de uma base histórica cheia de significado, é um objeto que certamente vale o investimento para agregar ainda mais personalidade e conceito às produções.
Fotos: Christian Vierig, ImaxTree e Vogue