Para entender o fenômeno country do momento, especificamente falando de moda, vamos voltar há alguns anos. Ligando cultura e tradição, este estilo refletiu as necessidades práticas dos trabalhadores rurais do oeste americano durante o século XIX. Os pioneiros colonos projetaram roupas que resistissem ao trabalho agrícola pesado, utilizando materiais como algodão denim e couro.
À medida que o tempo passou, os elementos evoluíram: chapéus de cowboy, botas de couro, cintos com fivelas grandes e camisas xadrez tornaram-se características marcantes da tendência western. A indústria musical e o cinema ajudaram a democratizar ainda mais esses trajes distintivos, influenciando uma variedade de estilos até os dias de hoje.
Dando um salto na história, avançamos para os anos 90, quando o designer italiano Gianni Versace incorporou variações do lifestyle rural em suas criações. O estilista estreou uma campanha com as supermodelos da época Yasmeen Ghauri, Christy Turlington, Claudia Schiffer e Naomi Campbell, a qual intitulou “Midnight Cowgirl”.
Em 1992, ele apresentou sua coleção de Outono repleta de elementos western que conferiram às vestimentas um toque de fantasia, onde a modernidade foi o ingrediente essencial para ressaltar a atitude country.
Promovendo maior visibilidade tanto para a música quanto para a indústria fashion, quem resolveu se aventurar nesse meio foi a cantora Beyoncé. Seu recente álbum “Act II: Cowboy Carter” explora o ritmo com baladas tocantes e arranjos contagiantes, colaborando com diversos artistas (alguns do mesmo gênero e outros não).
E como tudo que esse ícone do pop faz, há um simbolismo por trás. Com padrões estadunidenses, cabelo platinado, chapéus e cavalos, ela expressa apoio à justiça racial e ressignifica o country sob a perspectiva dos negros marginalizados pelo imperialismo.
Na capa do álbum, a diva segura a bandeira americana, sugerindo que está assumindo o controle de sua “americanidade”, o que para muitos representa a recuperação da identidade country afrodescendente. O projeto, lançado com menos de uma semana, foi reconhecido no iHeartRadio Music Awards de 2024, e Bey foi prestigiada com o prêmio Innovator Award.
Você já está sabendo que a moda é cíclica e, de uns tempos para cá, a fixação pelo vintage cresceu, se tornando a grande aposta das famosas. E claro que o visual de Beyoncé para subir ao palco do iHeartRadio deveria ter a mesma magnitude do momento.
A fabulosa roupa de couro preto da Versace de 1992 era semelhante ao que a inesquecível modelo Naomi Campbell desfilou, mas o macacão da Sra. Carter foi o tema do anúncio da marca italiana que já mencionamos anteriormente. A variação do look ganhou um toque final sendo decorado exclusivamente com hardwares de Medusa dourados, símbolo da grife.
Rica em alusões ao passado, a produção ainda incluiu um chapéu de cowboy da coleção de Primavera 2018 da casa de luxo, que você pode conferir agora em nossa galeria. O desfile daquele ano marcou o 20° aniversário do assassinato de Gianni e foi uma forma de prestar tributo à sua genialidade e resgatar a década de ouro noventista.
Donatella remontou e reinterpretou blusas, jaquetas, catsuits, corsets, trench coats, mini vestidos, saias maxi, jeans de cintura alta e botas cravejadas de joias. Um dos grupos temáticos representados foram os cowboys nativo americanos.
O passo a passo para o look western perfeito
Boots
Componente unânime, a bota cowboy é visualmente o que dará sentido literal ao estilo. Para quem quer começar de maneira mais discreta, recomendamos a cor preta, mas para quem adora ter um ponto de destaque no cotidiano, há modelos coloridos para deixar os looks mais descontraídos. Inclusive, versões de bico fino tornam o item utilizável para o trabalho e eventos formais.
Franjas
Vistas em peso no desfile da Rabanne do ano passado e nas principais semanas de moda deste ano, elas adornam peças como coletes, calças e sapatos. Aposte nessas opções para sair do óbvio, mas se preferir, as jaquetas de couro em tons mais sóbrios e com estampas de animais são um ótimo investimento para combinações estilosas.
Renda
O Cowboycore também pode ter seu lado romântico. A renda com uma leve transparência traz elementos do estilo boho, que está em alta, e também se baseia em recursos do country. Uma opção que proporciona mais leveza e jovialidade, além de uma estética menos rígida.
All denim
O queridinho do street style não deixa a desejar e é democrático entre todas as pessoas, oferecendo uma gama de alternativas. A estética de boiadeira ou de rodeio não poupou nem o mercado de luxo, que aderiu ao jeans, tamanha sua estima e versatilidade.
Cintos maxi
“This ain’t Texas,” mas podemos nos vestir como se fosse. Se você pensou que aquele seu cinto enorme não teria mais utilidade, se enganou. Com o retorno dos acessórios maxi, é hora de atualizar os looks western, dando um toque mais fashionista.
Nossas dicas sobre como usar as peças em produções urbanas são um exemplo do que esse estilo pode promover, mas utilizando a criatividade e adaptando para seu gosto pessoal, as inúmeras versões do western podem elevar seus looks a outro patamar.
Fotos: Acielle, Kevin Mazur, Nabile Quenum e Vogue