Analisamos os desfiles das marcas Casablanca e Acne Studios, que exploram um luxo mais alternativo com uma abordagem mais eclética e descontraída, para que você possa ver e entender a variedade de estilos apresentados na Paris Fashion Week. Confira mais sobre o terceiro dia.
Casablanca Autumn Winter 2024-2025
Para quem ainda não conhecia, a casa de moda Casablanca ganha vida em uma paleta que evoca simultaneamente as quadras do Stade Roland Garros e o terracota ensolarado do Norte da África, aplicados a uma reimaginação moderna da estética atemporal pós-esporte, luxo e lazer em um equilíbrio perfeito entre conforto e elegância. A marca oferece peças statement inspiradas no tênis para serem usadas quando os esforços do dia acabaram, mas a noite ainda não começou.
A coleção de Outono/Inverno 24-25 ganha o nome de “Venus as a boy” (Vênus como um rapaz), uma história de progressão ininterrupta, entrelaçada com os paralelos entre os mundos antigos e nossos tempos modernos.
O desfile foi aberto com uma performance sincronizada de movimentos com os braços em um ambiente escuro, iluminado por uma luz azul, e a partir disso os modelos começaram a entrar em looks brancos que logo passaram para um vermelho ousado em longos de silhuetas bem definidas e ajustados ao corpo.
Um tecido levemente revelador redefiniu a moda sportswear para uma pegada jovial, unida à tendência mais vista das últimas fashion weeks: a transparência. Os capuzes cobrindo a cabeça, tão vistos na passarela, aqui também estão com toda força.
Peças em um degradê azul com branco deram o tom distinto para a coleção. Em meio à alfaiataria, as estampas exclusivas da grife rejuvenesceram a estética, que também apresentou brilhos para vestidos de festa.
Grandes casacos estruturados deram espaço a uma sofisticação que representou o luxo distinto da Paris Fashion Week. Se você acredita na mistura do sportswear com o streetstyle chic, então vale a pena conferir a marca!
Acne Studios Women’s Fall Winter 2024
O desfile Women’s Fall Winter 2024 da Acne Studios, como sempre, reuniu uma série de celebridades e influencers que são adoradores de suas coleções com forma e substância. Os designs baseados no funcionalismo seguem a premissa de que tudo é prático e útil.
A casa sueca é conhecida por focar nos detalhes e no uso eclético dos materiais. A ambientação do desfile seguiu esse mesmo conceito, com esculturas em grande escala do artista estoniano Villu Jaanisoo, feitas de pneus reciclados e chamadas “Chairs in Rubber” (2001), que estiveram expostas na passarela. As cadeiras, que possuem um artesanato refinado, mas também representam uma silhueta, um ‘corpo’ feito deste apetrecho industrial, introduzem uma coleção enraizada na resistência e na forma humana, incorporando couro e denim. Para Jaanisoo, “O que interessa em trabalhar com pneus é a certa ‘resistência interna’ desta matéria-prima: requer muita força física e mental para moldá-los; a resistência que existe em cada pneu torna a superfície da escultura viva, quase barroca”.
A faux fur em casacos pretos e marrons, que são tendência, também foram uma aposta da marca. Vestidos inusitados com bolsos nas laterais dos bustos impactaram e prenderam os olhares na passarela. O jeans referência da grife foi exibido com um aspecto lustroso que, a uma certa distância, lembrava couro.
O crochê em tons neutros abraçou o handcraft, contrastando com uma coleção mais alternativa e de atitude cool, mas claro que fugiu daquele padrão sofisticado para eventos sociais como estamos acostumados a ver. Ao longo das entradas, foi possível ver de tudo um pouco, inclusive estampas xadrez, peças com mangas e quadris esculturais, até regatas mais básicas em calças de shape skinny.
O couro no design casulo, em formato mais arredondado que parece uma armadura, merece um olhar mais atento, pois já apareceu na Saint Laurent e aqui também ganha destaque. Com uma abordagem multidisciplinar e plural, a Acne tira as tendências do convencional e as transforma em seu próprio universo.
Fotos: Vogue e Kendam.com