Os quatro dias de Alta Costura em Paris foram intensos, apresentando-nos uma gama de informações e estilos diversos. Sabemos que às vezes é difícil acompanhar o ritmo com que a moda dita tendências; elas vêm e vão, e muitas vezes retornam em versões mais atualizadas. Por isso, analisamos cada coleção e trouxemos para você o que mais se destacou na passarela e não sairá de cena tão cedo.
TRANSPARÊNCIA- A pele ganhou destaque na alta costura de maneiras distintas, ora mais sensual, ora mais discreta e até de maneira romântica. Alguns mostravam mais a parte superior, outros revelavam mais as pernas, e houve apostas de cima abaixo.
O objetivo é sempre valorizar o que você mais gosta e deseja destacar no corpo, e para isso, as coleções investiram em vários modelos. Separamos as marcas que capricharam no visual e criaram looks sofisticados. Confira:
ESTILO COQUETTE- Esse estilo conquistou os influenciadores e ganhou espaço na internet, e agora também nas grandes grifes. Mas você realmente sabe do que se trata?
O fenômeno coquette traz para as vestimentas elementos associados à hiperfeminilidade, como laços, babados, pérolas e muitos outros itens “girly”. É a versão 2.0 e evoluída do balletcore, assemelhando-se ao rococó e à figura da rainha da França, Maria Antonieta. Tons pastel, laços, rendas, bordados e fitas são os códigos dessa estética e apareceram constantemente nos desfiles. Veja quais marcas apostaram nessa tendência:
BORDADOS FLORAIS- Usado em diversos formatos, o bordado se destacou principalmente no floral como aposta para retratar o romantismo que reinou na semana de Alta Costura deste ano.
As versões multifacetadas provaram o que já sabíamos: as flores vieram para ficar e nos mostram algo a mais – elas podem ir muito além da estética “girly”. Em pedrarias, minimalistas, maximalistas e até coloridas, podemos dizer que essa tendência é apaixonante.
PEDRARIA- Elas deram o tom para os desfiles, adicionando mais brilho, e apareceram em quase todas as coleções.
Agregam uma vivacidade que, vamos combinar, é a escolha certa para o verão. Os looks tornam-se protagonistas automaticamente, e essas aplicações na Alta Costura geralmente são feitas de pedras preciosas, transformando os vestidos em verdadeiras joias.
CAPA- Mais distinção para a moda festa; este é o poder de uma capa que torna os vestidos mais imponentes.
Elas são a marca registrada do tapete vermelho e, com certeza, já estão na lista das celebridades. Remetem à realeza e deixam a silhueta deslumbrante. Aposte para fazer toda a diferença no visual.
BALONÊ- Seguindo o hype das proporções amplas e diferenciadas, o balonê ressurge com um toque mais contemporâneo, ousado e até dramático em cores chamativas.
Ele resgata os anos 80 e pode não agradar a todos, mas a chave para equilibrar esse elemento de estilo é usá-lo com peças mais estruturadas e ajustadas ao corpo.
ADORNOS DE CABEÇA- Os adornos para a cabeça expressaram uma boa dose de criatividade por parte dos estilistas. Desde sombreros até capuzes que se alongavam em longas capas, ou mesmo toucas que combinavam com os vestidos, eles são um verdadeiro statement e não têm nada de básico, sendo o grande destaque no universo dos acessórios.
PLUMAS – Chegou a era das “mob wives”, a nova nomenclatura que aposta na ousadia, glamour e exagero. “Mob Wife”, traduzido para o português como “esposa da máfia”, tornou-se popular no TikTok, inspirando-se nas esposas dos mafiosos.
Essa estética é caracterizada principalmente por grandes casacos, especialmente volumosos, feitos de plumas ou “faux fur”, além de óculos largos e joias pesadas. Confira algumas peças em plumas que têm tudo para se tornarem virais:
MAXI BRINCOS- Com produções mais simples ou mais extravagantes, eles atraem os olhares, principalmente se forem em formatos inusitados como xícaras de chá, orelhas e flores realistas.
Eles têm dominado as semanas de moda há um tempo e já eram promessa. “Mais é mais”, e eles chegam com uma proposta artística neste verão.