Os óculos são elementos de estilo capazes de trazer mais força de expressão para as produções, mas em um determinado momento, tinham apenas intuito funcional. Ao longo das décadas, passaram por grandes renovações para chegar ao que conhecemos hoje e se tornarem ícones fashion. Confira agora a matéria para saber um pouco mais sobre a história deste acessório.
ORIGENS
Os primeiros registros de óculos de sol foram criados e utilizados pelos esquimós (mais especificamente o povo Inuit) para se protegerem dos raios UVA que refletiam na neve e podiam levar à cegueira. Eles eram feitos de marfim e usados por questões de segurança. Também há resquícios do uso desse modelo na Roma Antiga; no entanto, já apresentavam lentes coloridas para que os imperadores pudessem assistir às lutas nos estádios.
Na China, por volta do século XII, já com lentes de cristais de quartzo escurecidos, o objetivo era que os juízes chineses nos tribunais escondessem seus olhos para não delatar expressões faciais, ocultando assim qualquer indício que pudesse dar a entender o veredicto final do julgamento.
A evolução da moda correlacionada à saúde começou décadas à frente, com melhorias proporcionadas pelos alemães, franceses e italianos. Foi em 1929 que o fundador da Foster Grant Company, Sam Foster, vendeu seu primeiro par de óculos em solo americano (Nova Jersey), propondo um design inovador para a indústria cinematográfica, visando descansar os olhos das filmagens e dos holofotes.
Em 1936 a modernidade chegou para esses acessórios, com as lentes polarizadas da Ray Ban no famoso modelo aviador adotado pelos militares. Graças a Edwin H. Land, fundador da Polaroid, os filtros polarizados começaram a ganhar espaço.
OS ACESSÓRIOS DO MOMENTO
Os óculos de sol mudam rapidamente a nossa aparência e conseguem transformar um look simples em estiloso em segundos. O segredo está no styling e hoje em dia esse ícone das fashionistas é um investimento não só para quem usa, mas também para as grandes marcas em suas coleções, devido ao seu poder e glamour.
A aposta vem em forma de experimentação em interpretações mais ousadas nos mais diversos estilos e tamanhos para agradar a um público excêntrico. Vamos conferir alguns modelos inesquecíveis e que fazem sucesso entre o público que ama acrescentar aquele fator cool nas produções?
MAXIMALISMO E EXTRAVAGÂNCIA – O primeiro nome que vem à cabeça é, com certeza, Elton John. Um dos maiores nomes da música britânica tem uma assinatura inesquecível marcada por grandes óculos de hastes coloridas, e temos certeza de que você pensou no músico e automaticamente lhe vieram os acessórios à mente, tamanha é sua força de impacto. O cantor conta com uma coleção com mais de 250 mil pares e, no passado, lançou sua própria linha de óculos, contendo nomes de músicas e álbuns de sua carreira.
RAY-BAN AVIADOR – Um clássico utilizado por pilotos na Primeira Guerra Mundial foi popularizado pela Ray-Ban, sendo o mais usado com armação dourada, mas ao longo do tempo também ofereceu uma variedade de estilos. Teve seu protagonismo em 2010, mas, por ser atemporal e descolado, continua reverberando até hoje.
BALENCIAGA E A VIBE FUTURISTA – A armação espelhada com design que imita óculos de ciclistas conquistou as celebridades. O modelo Wrap-around da Balenciaga foi tão grandioso que já apareceu nos principais tapetes vermelhos e em after parties de premiações.
OS ÓCULOS RETANGULARES DA PRADA – Sinônimo de luxo, qualidade superior, design inovador e uma marcação sutil com a etiqueta triangular da Prada que entra para as tendências de moda, os óculos retangulares (Prada 17WS) ganharam popularidade pelo seu tamanho e modelo democrático, capazes de combinar com vários looks.
DIORCOLORQUAKE, DA DIOR – Este modelo da coleção de inverno de 2019 da Dior chama muita atenção pela criatividade, toda inspirada nos desenhos emblemáticos dos anos 70, e foi uma tendência que continua sendo aposta de outras marcas que se beneficiam deste design. O nome faz referência ao movimento youthquake e passa a ideia de uma máscara, devido ao seu tamanho tanto retangular quanto quadrado.
Além de agregarem praticidade ao dia a dia, óculos são itens de luxo que podem se tornar exclusivos para colecionadores e perdurar por muitas gerações. Conseguiu se inspirar com nossa matéria? Talvez seja uma boa hora para investir neste acessório, que certamente não sairá de cena tão cedo.
Fotos: Vogue e Reprodução/Pinterest