A Gucci escolheu o 180 Studios, no The Strand (um centro cultural que representa o coração da comunidade criativa de Londres) para sua mais recente exposição: A Gucci Cosmos.
A exibição começou no dia 11 de outubro e vai até 31 de dezembro de 2023, em uma cidade que está intrinsicamente ligada ao patrimônio da Casa, oferecendo uma experiência de imersão no tempo através das criações mais icônicas da marca, ao longo de seus 102 anos de história.
Explorando as raízes fiorentinas e a criatividade duradoura da Gucci, vale ressaltar que sua história começou em Londres em 1897, e é a partir das experiências vividas por Guccio Gucci que o contexto da exibição se desenrola.
O precursor da marca, trabalhou inicialmente no exclusivo hotel The Savoy. Lá, pôde observar e ter contato próximo com os gostos e os estilos de vida da elite internacional. Seu emprego, consistia em carregar a bagagem dos hóspedes através de portas giratórias e por um marcante elevador vermelho (o primeiro elétrico de Londres).
Inspirado por essas experiências retornou à Florença, e nos anos 20, fundou sua casa de artigos de couro homônima, seguida pela primeira loja Gucci na Via della Vigna Nuova.
A Gucci Cosmos, concebida e projetada pela renomada artista contemporânea britânica Es Devlin e curada pela eminente teórica de moda italiana e crítica Maria Luisa Frisa, permite ao público vivenciar o passado, presente e futuro da grife, através de uma série de “mundos” que reúnem tesouros do Arquivo da Gucci.
Cada mundo traça um aspecto diferente da casa de moda de luxo, bem como seus princípios inabaláveis. Eles estão divido em fases, desde sua fundação em 1921. São elas: Duomo, The Gucci x The Savoy Lobby, The Ascending Room, Portals, Zoetrope, Eden, Two, Archivio, Cabinet of Wonders, Carousel e Gucci Ancora.
Confira agora na galeria, um pouco mais do design destes espaços:
Se você estiver pelo Reino Unido, vale a pena ir descobrir mais sobre como a crença progressista do estilista no poder da criatividade, ancorada a fina tradição e artesanato italiano, fez com que a Gucci influenciasse a sociedade e os gostos estéticos.
Fotos: Divulgação