Imagens: Paris Match, WWD, Getty Images
O mundo se transformava, as mulheres conquistavam mais liberdades nas esferas sociais e afetivas e, paralelamente, o comprimento das roupas diminuía. Sim, estamos falando de uma das peças mais icônicas do guarda-roupa feminino, a minissaia! Nos anos 1960, os looks ganharam mais possibilidades e tomaram formas mais atuais.
QUEM INVENTOU?
Oficialmente, os historiadores apontam dois estilistas, da mesma geração, como inventores da minissaia moderna: Mary Quant e André Courrèges. No entanto, de acordo com publicação da Farfetch, há registros de saias curtas desde 5000 A.C. A peça também foi utilizada na antiga civilização egípcia por homens.
MARY QUANT
Nascida em 1930, Mary era uma adulta de 30 anos durante os rebeldes anos 60. A estilista estudou no Goldsmith College of Arts, em Londres e orientou suas criações para uma estética jovem. Em 1957, abriu sua boutique, chamada Baazar, que foi uma verdadeira febre na época. Entre suas atribuições estão a popularização do Chelsea Look, da minissaia e da hot pants. Ela faleceu em abril de 2023, aos 93 anos.
ANDRÉ COURRÈGES
Francês, futurista e jovial, o designer André Courrèges foi o primeiro assistente de Cristóbal Balenciaga, em 1948. Treze anos depois, ele abriu a própria marca fashion, a Couture Future, e se tornou um dos estilistas mais originais de Paris. Sua estética minimalista e moderna contou peças estruturadas, minissaias e botas de cano médio brancas, por exemplo. Ele nasceu em 1923 e morreu em 2016, aos 92 anos.
PROTESTO CONTRA A DIOR
Você sabia que a tradicional Dior se envolveu em uma polêmica envolvendo a minissaia? Pois bem, Christian Dior não colocou a peça na sua coleção de 1966 e sofreu duras críticas por parte do público. Mulheres integrantes da British Society for the Protection of Mini Skirts realizaram uma manifestação com cartazes.
Fontes: Elle, Capricho, Casper Libero, Farfetch e Britannia