Uma verdadeira viagem ao passado, As Telefonistas é uma produção espanhola original da Netflix que acompanha as histórias de quatro mulheres que trabalham como operadoras de telefonia em uma central de Madrid, entre as décadas de 1920 e 1930.
Se você procura por uma série que retrata mulheres com personalidades distintas, interessantes e fortes, essa é para você. A trama acompanha as suas trajetórias de autoconhecimento, seus amores, suas alegrias, angústias e desafios, durante 5 temporadas completas.
BASEADA EM LIVRO
As Telefonistas se baseia em O Tempo entre Costuras, livro de Maria Dueñas, que também inspirou a série homônima. No entanto, as duas produções são completamente diferentes. Enquanto a primeira acompanha um grupo de mulheres em uma cidade grande, a segunda se concentra na vida de uma costureira que se muda para o Marrocos. O que as duas produções mais têm em comum é retratar as vidas de mulheres em diferentes épocas.
CONTEXTO DO QUARTETO
Lidia Aguilar (Blanca Suárez) é uma mulher cheia de segredos do passado; Carlota Rodriguez (Ana Fernández) vem de família rica e decide largar tudo para conquistar sua independência; Ángeles Vidal (maggie Civantos) tem um casamento infeliz; e Marga Suárez (Nadia de Santiago) sai do interior para tentar a vida na cidade grande.
TRILHA SONORA
Na contramão do período retratado, as canções pop modernas são as mais tocadas durante a produção da Netflix. Por isso, as músicas fazem um contraste marcante com a caracterização da produção.
FIGURINO
A história começa em 1929 e vai até 1938. Portanto, muitas mudanças de visuais e tendências na moda aconteceram durante esse espaço de tempo. Todo o glamour do final dos “anos loucos 20” aparecem em tela, assim como as lentas mudanças no visual feminino.
Até mesmo alguns dos vestidos usados na série são originais do período e foram achados em uma pequena loja em Roma, pela figurinista Helena Sanchís. Prato cheio para quem gosta de moda!
Outro ponto alto de As Telefonistas é o uniforme usado pelas protagonistas. As roupas são baseadas em silhuetas originais usadas por mulheres que trabalharam em companhias de telefonia na época. No entanto, a cor é uma escolha particular da equipe de figurino.
Por fim, uma dica para quando assistir a série: preste atenção nas cores usadas pelo quarteto! As paletas de cores descrevem perfeitamente as diferentes personalidades de cada uma.