Crédito das fotos: Getty Images
Na última sexta-feira (03/02), o mundo se despediu de um dos seus mais geniais designers de moda: Paco Rabanne. O espanhol radicado na França havia se aposentado das criações para as passarelas há 20 anos. Com a sua partida, aos 88 anos, fica o seu legado, marcado pela ousadia, originalidade e espírito revolucionário.
HISTÓRIA
Rabanne nasceu em 18 de fevereiro de 1934, na cidade basca de Pasaia. Se mudou ainda pequeno, com os pais, para a França, fugindo da Guerra Civil Espanhola. Na França, estudou arquitetura na Escola Nacional Superior de Belas Artes de Paris, onde desenvolveu o gosto por trabalhar com diversos materiais. Sua ascensão ao mundo da moda aconteceu por intermédio da mãe, costureira-chefe da filial local da casa Balenciaga.
O designer se notabilizou no universo da moda pela estética espacial, com um trabalho inovador para a época, utilizando materiais como metais, plástico e também papel. Não tardou a receber críticas. Coco Chanel chegou a chamá-lo de metalúrgico.
Uma de suas criações mais celebradas foi um vestido metalizado confeccionado em ouro e diamantes, usado pela cantora Françoise Hardy, em 1968. Um maiô de plástico branco, também feito para a cantora, e que causou frisson à época, estampou a capa da revista espanhola Ella.
O figurino do filme Barbarella, de 1968, estrelado por Jane Fonda, é outro trabalho muito lembrado pelos fãs do designer. Ele também foi o primeiro a fazer um vestido de chocolate, em 1989.
Antes de fundar sua grife homônima, Rabanne consolidou sua carreira em trabalhos para Nina Ricci, Balenciaga, Givenchy e Pierre Cardin. A primeira coleção própria, intitulada “12 Unwearable Dresses in Contemporary Materials” (Manifesto: 12 Vestidos Impossíveis de Usar em Materiais Contemporâneos), foi apresentada em 1966.
Das celebridades que já usaram os visuais de Rabanne estão Beyoncé e Lady Gaga, além das brasileiras Isis Valverde e Manu Gavassi, que estrelaram campanhas para suas marcas de perfumes.
MUNDO DA PERFUMARIA
Além de se notabilizar no universo da moda, Paco Rabanne também ficou conhecido mundialmente pelos perfumes. A entrada no mundo das fragrâncias ocorreu em 1968, ao assinar contrato com a marca espanhola de perfumes Puig.
Entre os perfumes mais conhecidos, estão o primeiro da marca, Calandre, que inovou entre as fragrâncias da época, ao utilizar o chipre como nota básica, e os best-sellers 1 Million, Olympéa e Invictus.