Imagens: Arquivo do Exército Britânico e Divulgação / Blumarine
Direto dos anos 2000, a calça cargo ganhou espaço no streetwear. No entanto, a peça está repaginada e conta com modelagem mais larga, grandes bolsos e uma cintura mais alta. Fashion e polêmica, ela promete se manter entre as tendências atuais, principalmente pela pegada de utilitarismo que anda em alta.
HISTÓRIA
Como muitas peças statement, esse estilo de calça também foi criado com fins militares. Surgindo em 1938, para o exército britânico, os bolsos largos surgem com a finalidade de guardar munições. A partir da década de 1980, a cargo entrou no guarda-roupa do dia a dia.
Em 1990, a peça entrou no street style através dos rapers e em 1998, Ralph Lauren apresentou ao mundo a variação em seda da calça cargo. Desde então, os bolsos cargo aparecem em diferentes tecidos e modelagens, como o jeans, os shorts e até mesmo em saias.
ATUALMENTE
Ligada à estética Y2K, a calça cargo é uma opção que casa super bem com os looks mais descontraídos ou fashionistas disruptivos. Desde 2019 ela ocupa espaço nas passarelas de grifes como Prada, Balenciaga, Louis Vuitton e Blumarine, por exemplo. Você apostaria na tendência?
Coleção Resort 2023 da Blumarine