Imagens: Reprodução / Getty Images
Há 41 anos, Diana Spencer e príncipe Charles encantavam o mundo ao subirem no altar. O casamento, que marcou uma geração inteira nos anos 80, é lembrado até hoje como um momento histórico e marcante para a cultura popular. E durou 15 anos, terminando em 1996, quando a dupla assinou o divórcio.
Assim, confira quatro curiosidades do evento que reuniu mais de 700 milhões de pessoas na frente da televisão:
VESTIDO DE NOIVA FAMOSO
Criado pelos estilistas britânicos David Emanuel e Isabel Emanuel, o vestido foi uma verdadeira joia lapidada nos mínimos detalhes e marcou a história da moda. A saída da carruagem real e o trajeto da noiva rumo ao altar com toda a opulência do look falam por si só.
As imensas mangas bufantes, os babados, os muitos metros de tafetá de seda marfim, a tiara cravejada de diamantes, a cauda de 7,62 metros e o véu de tule de 140 metros impressionaram.
RITUAIS PARA SORTE
Aliás, a então futura Princesa de Gales seguiu a famosa tradição “algo antigo, algo novo, algo emprestado e algo azul” para atrair sorte no casamento. O pedaço de renda, pertencente à rainha Mary, representou o antigo. O novo era o vestido de noiva que usava, enquanto a tiara Spencer era emprestada da sua família e o azul estava em um laço dentro da roupa.
BUQUÊ DE FLORES
O buquê em cascata de Lady Di foi criado pela extinta Longman’s Florist. Dessa forma, era composto por flores brancas e tons dourados. Também, incluía orquídeas, lírios do vale e rosas Earl Mountbatten. As mudas do ramo de murta, símbolo do amor, eram dos arbustos cultivados das mudas do buquê da própria Rainha Vitória.
QUEBRAS DE PROTOCOLO
Por fim, durante a cerimônia, Diana quebrou o protocolo por se recusar a jurar obediência ao marido no altar, conforme mandava a tradição. Suas noras, Kate Middleton e Meghan Markle, optaram pelo mesmo caminho. Além disso, a tradicional aparição na sacada do Palácio de Buckingham também fugiu dos protocolos. O casal deu um breve beijo na frente dos súditos.