A atriz Michaela Jaé Rodriguez foi o grande destaque do Globo de Ouro. Imagem: Rachel Murray/Getty Images
Em um ano atípico, sem transmissão e sem red carpet, o Globo de Ouro começou a corrida de premiações mais importantes de Hollywood em meio a polêmicas. Promovido pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA), o evento, realizado no último domingo, 9 de janeiro, contemplou filmes como Amor, Sublime Amor e Ataque dos Cães. E, pela primeira vez na história da premiação, uma mulher transsexual, Michaela Jaé Rodriguez, atriz da série Pose, recebeu a estatueta de Melhor Atriz de Drama de TV. Confira a lista dos vencedores:
AMOR, SUBLIME AMOR
Primeiramente, a adaptação do musical homônimo da Broadway, realizada por Steven Spielberg, conta a história de conta a história clássica de rivalidades ferozes e do amor jovem na cidade de Nova York, em 1957. O filme ganhou estatuetas nas categorias de Melhor Filme de Comédia ou Musical, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical.
ATAQUE DOS CÃES
O longa-metragem de faroeste, um dos mais elogiados do ano, tem direção de Jane Campion e apresenta a trama que gira em torno de um conflito familiar. Assim, um fazendeiro trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que segredos antigos vêm à tona. O filme arrematou os prêmios de Melhor Filme de Drama, Melhor Ator Coadjuvante e Melhor Diretor no Globo de Ouro.
SUCCESSION
Aliás, uma das séries mais elogiadas pela crítica e que garantiu lugar nos últimos anos da premiação está de volta! Succession, da HBO Max, foi a premiada nas categorias de Melhor Ator em Série na categoria Drama, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Série na categoria Drama. A trama gira em torno da família Roy, dona de um dos maiores conglomerados de meios de comunicação e entretenimento do mundo.
HACKS
Comédia dramática de apenas uma temporada, a série norte-americana de Lucia Aniello, também é da HBO Max. A produção ganhou nas categorias Melhor Série em Comédia ou Musical e Melhor Atriz em Comédia ou Musical. O enredo retrata a mentoria de uma comediante pioneira que está em baixa na sua profissão por uma roteirista de 25 anos que foi cancelada no Twitter.
MICHAELA JAÉ RODRIGUEZ
O grande marco da noite foi a estatueta de Melhor Atriz em Drama de TV para Michaela Jaé Rodriguez, pelo papel de Bianca Rodríguez na série Pose. Ela é a primeira mulher transsexual a receber um Globo de Ouro na história da premiação. Tal ato é um indicativo avanços para o evento, que foi duramente criticado por polêmicas envolvendo a falta de diversidade.
Dessa forma, a atriz, em seu discurso de aceitação, ressaltou a importância da identificação dos jovens negros, latinos e LGBTs com a indústria cinematográfica. Além disso, ela afirmou que uma “porta está aberta”. Portanto, confira um trecho da sua fala:
“Obrigada. Essa é uma porta que se abre para mim e para muitos outros jovens cheios de talento. É possível. Eles verão que uma jovem mulher negra e latina de Newark, em Nova Jersey, que tinha o sonho de mudar a cabeça das pessoas, pode vencer… Para os meus bebês LGBTQIA+, nós estamos aqui. A porta está aberta, agora mirem nas estrelas! Para todas as indicadas, somos Rainhas. Estou muito feliz em dividir esse espaço. Cada uma de vocês é fenomenal”
— MJ Rodriguez.