Imagens: Eriel Giotti
Moni, marca gaúcha com origem na cidade de Flores da Cunha, aposta no linho ecológico como material principal para sua coleção cápsula, chamada preservar. O tecido possui certificação do setor e auxilia no reflorestamento do planeta. Através de fabricação 100% manual do processor de produção, feito com mão de obra local, a label opta por uma matéria-prima nobre que dá origem a peças atemporais, versáteis e de grande durabilidade.
A ideia surgiu partir da direção de criação liderada por Mônica Zampieri e do cuidado da Moni com o meio ambiente. Portanto, as novas criações possuem a preservação da natureza e das pessoas como principal conceito. Além disso, as peças têm como objetivo o resgate da autoestima feminina.
Preservar é composta por 12 modelos diversos, como, por exemplo, saia envelope, calça, macacão, cropped, camisa, casaco de alfaiataria, três opções de blusas, todos produzidos com linho sustentável. Para fechar a coleção, há também um casaco sobretudo de lã natural e sem tingimento. As peças podem ser encontradas através do e-commerce da marca.
MAIS SUSTENTÁVEL E FEITO NA SERRA GAÚCHA
O lançamento recebe o selo Feito na Serra Gaúcha, projeto que ajuda no desenvolvimento de processos criativos relacionados à sustentabilidade, dá continuidade a outros esforços apresentados pela marca gaúcha por uma atuação mais responsável neste âmbito.
Desde 2013, todos os resíduos de sua produção são destinados para uma unidade de coprocessamento local. Tal ação transforma o descarte em novas matérias-primas para a construção civil energia elétrica. Já em 2015, a Moni lançou sua coleção Naturale, constituída de casacos produzidos com lã sem processo de tingimento. Assim, evitando danos ao meio ambiente e prezando pelo material mais natural, retirado da ovelha e feito no tear.
SOBRE A MONI
Com 30 anos de história, é uma empresa familiar que começou fabricando uniformes colegiais para a região de Flores da Cunha, no interior do Rio Grande do Sul. Na virada do século, por volta de 2001, a marca passou por uma reformulação, voltando seu foco para a produção de casacos de lã. Por fim, atualmente, com base na visão de Mônica Zampieri, diretora criativa da marca, a label busca desenvolver roupas utilizando materiais de alta qualidade. O principal enfoque fica nas peças atemporais e clássicas.