A CASACOR RS 2021, em cartaz em Porto Alegre, no antigo Hospital da Criança Santo Antônio, até o dia 7 de novembro, retorna com a premiação dos destaques. O acontecimento havia sido realizado pela última vez na edição de 2015. No evento, o público pode conferir de perto as grandes novidades de arquitetura, decoração, design e arte. As criações partem do olhar de 50 profissionais que compõem o elenco de nomes já consagrados e jovens talentos do mercado. Aliás, a estrutura do circuito esta formatada em 34 ambientes internos e externos, divididos em uma área total de 6.000m² de construção.
PREMIAÇÃO
Com o apoio da Costaneira, o júri especializado, os profissionais do segmento e o voto dos visitantes decidirão os vencedores da premiação. Tudo através de um totem instalado no final do percurso da mostra. Assim, os trabalhos serão reconhecidos em quatro categorias principais: Melhor Ambiente, Destaque do Público – Júri Popular, Melhor Espaço de Uso Público e Revelação.
Além disso, outros cinco destaques receberão menções: Design Biofílico, Design e Arte, Ambiente para Curtir em Família, Ambiente para Curtir Sozinho, Uso de Cores e Uso de Revestimento. O vencedor da categoria principal de Melhor Ambiente será premiado com uma viagem para Curaçau, oferecida pela Costaneira.
TROFÉU EXCLUSIVO
Uma peça exclusiva também fará parte da premiação da CASACOR RS. O arquiteto e artesão Bruno de Lazzari é responsável pela criação do troféu que será entregue para as categorias principais. Aliás, a criação, uma escultura produzida em madeira e mármore resinado, se inspira no tema principal da mostra, A Casa Original, que propõe uma série de reflexões. Sobretudo, pelo evidente desejo de retorno às origens, de buscar na ancestralidade e na simplicidade o necessário equilíbrio entre o passado e o futuro.
“A ponta do lápis representada no troféu celebra a criatividade dos projetos vencedores. O tema da A Casa Original se reflete nessa desconstrução dos processos de representação e concepção que, por vezes, é tradicional com o lápis ou tecnológico como a construção da própria peça, projetada e usinada em tecnologia 3D”, destaca o artista.
BRUNO DE LAZZARI
O criador do troféu exclusivo da mostra é um craftsman do novo milênio, ou seja, explora a tecnologia e a tradição, abordando o design de maneira diferenciada. A geometria modernista é seu eixo principal, herança de sua formação em arquitetura mas se aventura em outras tendências. Por fim, com o Atelier Bruno de Lazzari, imerge na produção artesanal, numerada e assinada.
Imagens: Cristiano Bauce e Bruno De Lazzari