Figurinos incríveis, altas emoções e muita intriga na série Versailles, criada por Simon Mirren e David Wolstencroft, com 3 temporadas e 30 episódios no total. A produção de época, disponível na Netflix, traz a história do rei francês Luís XIV, conhecido como Rei Sol, e da corte que o acompanha em 1667.
Além disso, a série está recheada de tramas que acontecem no conhecido Palácio de Versalhes. No subúrbio de Paris, o rei isola a nobreza do restante da população para escapar de cobranças políticas. No entanto, apesar de ser o grande protagonista de Versailles, ele não está sozinho entre os destaques do elenco. A série possui uma das produções mais caras da história, avaliada em 27 milhões de euros. Confira, a seguir, alguns detalhes que chamaram a atenção da VLK!
PERSONAGENS
Cada personagem do elenco principal possui tramas bem definidas e faz parte da disputa política que acontece em Versalhes. Assim, temos diversas tramas interessantes para assistir durante o decorrer das temporadas. Luís XIV, também chamado de Rei Sol, é atormentado por um trauma de infância e possui o objetivo de se tornar o maior monarca da história do país. Para conseguir isso, ele entra em jogos arriscados de poder.
Já seu irmão mais novo, o duque Philippe d’Orléans, é um temível líder e estrategista militar, abertamente gay. Aliás, as duas figuras realmente existiram e são baseadas em relatos históricos. No lado feminino, Henriquetta da Inglaterra, esposa de Philippe, e Claudine Masson, parteira que chega ser médica exclusiva do rei, também ganham destaque na primeira temporada.
CENÁRIO
Entretanto, apesar da trama se passar em Versalhes, outros 20 castelos e espaços servem como cenário para a produção. Além disso, ao longo da série é possível acompanhar as mudanças na construção do palácio, que esbanja luxo. Para quem aprecia a arquitetura história francesa, a série é um prato cheio!
Em Versalhes, as áreas que aparecem são os jardins, o Tribunal de Mármore, o Salão de Espelhos e o pátio frontal, chamado de Cour d’Honneur. O Chateau Vaux-le-Victome também fez parte das filmagens e está datado de antes do grande palácio. Construído entre 1656 e 1661, o castelo em estilo barroco possui painéis de ouro. Além disso, o ambiente foi uma das inspirações para Versalhes.
Outtro locais, como Chateau de Sceaux, Chateau de Maisons-Laffitte, Chateau de Lésigny, Chateau de Champs-sur-Marne e Chateau de Pierrefonds também aparecem nas gravações e são ótimas dicas para quem quer visitar a França e conhecer mais a arquitetura do país.
FIGURINO
Por fim, os esperados figurinos exuberantes chamam a atenção na série. Versailles foca em trazer todo glamour e riqueza para as roupas dos nobres, mas não necessariamente é fiel ao período histórico retratado. A figurinista Madeline Fontaine ficou encarregada por liderar a equipe da área, que projetou peças muito semelhantes às da época, mas que foram adaptadas aos corpos contemporâneos dos atores.
Em 1667, as roupas eram quase arquitetônicas, com materiais estruturados de madeira, ossos e até mesmo ferro. Por isso, algumas mudanças foram feitas para que os artistas conseguissem se movimentar mais livremente. As inspirações para as roupas vieram de pinturas do século XVII.
Cada roupa exigiu cerca de 10 metros de tecido, e os materiais de ótima qualidade utilizados foram encontrados pela Europa. Mais de 100 figurinos foram elaborados pela equipe da produção e outros 200, no mínimo, tiveram apoio de outros fabricantes..
Além disso, mais do que apenas moda, os figurinos representam as personalidades dos personagens, suas classes sociais e seu poder. Na obra, as posições de cada um são extremamente importantes para o enredo. A nobreza trocava de roupa várias vezes ao dia, por exemplo.
Outro aspecto interessante de Versailles é o contraste entre Luís XIV e sua esposa, a rainha nascida na Espanha. Assim, o monarca desenvolveu seu próprio senso de estilo, que mistura aspectos da cultura francesa com as modas holandesa e alemã, e a rainha utiliza vestes muito mais sóbrias e menos chamativas do que as do marido. Tais características mostram claramente as diferenças entre os dois e como isso impacta no relacionamento do casal.