Imagens CASACOR RS: Divulgação
Com a retomada dos grandes eventos, a CASACOR RS abre para o público, entre os dias 24 de setembro e 7 de novembro, no antigo Hospital da Criança Santo Antônio, no 4º Distrito. A área foi revitalizada para a 29ª edição do evento. Assim, pelo segundo ano consecutivo, o local recebe as novidades de arquitetura, decoração, design e paisagismo, a partir do olhar de 50 profissionais. No elenco, estão nomes já consagrados e jovens talentos do mercado.
CONCEITO
A estrutura do novo circuito de tendências está formatada em 34 ambientes internos e externos, divididos em uma área total de 6.000 m² de construção. O tema de 2021 é “A Casa Original”, que propõe uma série de reflexões sobre o retorno às origens, busca da ancestralidade e na simplicidade do necessário equilíbrio entre passado e futuro. Portanto, a inspiração para o conceito surgiu antes mesmo da pandemia, que trancou todos em casa e impôs novas reflexões sobre o morar contemporâneo.
Centrados nas necessidades atuais dos moradores, os profissionais trouxeram um novo significado para os projetos e ultrapassaram a zona de conforto. “Além da qualidade dos ambientes em exposição, muito design e novidades do segmento, o público terá acesso a uma experiência totalmente renovada, com foco em investimentos inteligentes, em sustentabilidade, através do reuso de matérias, e da própria ressignificação dos espaços que habitamos”, ressalta a diretora da mostra, Karina Capaverde.
Na curadoria técnica pelo quarto ano estão as profissionais Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy, além de Eduardo Becker, responsável pelo projeto de iluminação geral do prédio. Aliás, o local tem acessibilidade através de elevadores, para cadeirantes, e segue os protocolos sanitários da pandemia. Também, quem prefere ficar em casa o pode conhecer os projetos através do Tour 3D, com fotos e vídeos, acessando o site oficial da CASACOR, e do anuário na versão física, que será comercializada no evento, e na versão digital, disponível no site.
AMBIENTES
Espaços com pé direito duplo e integrados, como, por exemplo, lofts e apartamentos inteiros compõem a CASACOR RS, que tem restaurante, café e três pontos comerciais com venda de produtos. Entre eles, a vinoteca, projeto da arquiteta estreante no evento, Sabrina Sbardelotto, e duas lojas com artigos para a casa.
Um delas, a “Loja Casa Original”, apresenta artesanato e design com peças exclusivas, assinadas por artesãos gaúchos, catarinenses e mineiros. Este ambiente é assinado pelos profissionais da Axxis Arquitetura e Cristiane Bergesch Arquitetura, que buscaram nas raízes da casa original brasileira a riqueza de detalhes de materiais genuínos, contrapondo com a simplicidade do que é feito à mão.
Além disso, outra proposta é a “Galeria e Loja de Arte”, com quadros fotográficos em fineart de artistas nacionais e internacionais selecionados pela Luka.Art. O espaço é assinado pelo escritório Território Arquitetura e aposta no uso de cores intensas, na leveza e na fluidez das cortinas e em painéis de marcenaria curva como os protagonistas da cena.
Por isso, a imersão artística está presente em outros diversos pontos da casa. Na chegada, visitantes são recebidos por intervenções artísticas, como o mural do artista Bruno Schilling, apreentando sua obra que passeia pelo abstracionismo geométrico e pela arte cinética. Aliás, a curadoria fica por conta de Viviane Possa, fundadora da Genuinaobra GO ART Planning, produtora cultural e art advisor.
Um dos destaques é a Sala de “Exposição Seiza”, concebida pela arquiteta Fernanda Basso. O espaço propõe conceito de essencialismo estético ligado à filosofia oriental. Assim, desenhado com arquitetura, arte e experiências que transcendem os sentidos. Por isso, a sala de exposições e de experiências sensoriais convida o público a realizar uma reflexão sobre os tempos atuais. E, então, propõe momentos de contemplação das obras, dos sons, as luzes e nuances que incorporam o ambiente.
GASTRONOMIA
Essencial na experiência de CASACOR RS, a ala gastronômica é ponto de encontro durante a visitação. Nesta edição, está instalada no “Bistro Arauco”. O ambiente, projetado pelo escritório Sibemberg Pestana Arquitetura em uma área de 220m2, tem o propósito do acolhimento. E o um menu eclético que convida o público a revisitar suas memórias afetivas.
Assim, o cardápio, assinado pelo chef Daniel Menezes, do Grupo DMZ, oferece um mix variado com cafés, lanches, entradas, pratos principais, sobremesas, petiscos e drinks que podem ser degustados durante todos os horários em que a mostra estiver aberta. Voltado para o jardim e com mesas na área externa, o espaço vai promover experiências de integração como degustações, jantares harmonizados e cooking show.
INGRESSO
Primeiramente, entre as medidas de segurança essenciais para a realização da CASACOR RS, está a adoção do fluxo de visitação programada. A bilheteria é totalmente digital no site, e no ato da compra do ingresso, o visitante deve escolher o horário da visitação.
Além disso, sua entrada na mostra ficará garantida e agendada para um grupo com número limitado de pessoas, com número de circulação de pessoas controlado. Os grupos de visitação liberados a cada 30 minutos, com lotação máxima de 100 pessoas por horário. Cada visita terá duração de 2h30 e haverá 20 minutos de tolerância em caso de atrasos.
Por fim, entre os protocolos de segurança, está a medição de temperatura em tempo real com câmeras térmicas com infravermelho captando a temperatura do visitante. Também, o monitoramento sinaliza o uso obrigatório de máscaras. O circuito possui diversos pontos de higienização com álcool em gel e pias instaladas nos banheiros funcionais.