Imagens MET Gala: Getty Images e Reprodução/Instagram
Após ser cancelado em 2020, o MET Gala, organizado por Anna Wintour, está de volta! Com proposta mais intimista, influenciada pela pandemia, o tradicional evento de moda aconteceu na noite de ontem (13), no Metropolian Museum of Arts, em Nova York. Assim, os anfitriões deste ano serão o ator Timothée Chalamet, a cantora Billie Eilish, a tenista Naomi Osaka e a poetisa Amanda Gorman.
TEMA
In America: Anthology of Fashion, do MET Costume Institute, estreia dia 18 de setembro, no Anna Wintour Costume Center. A série de exposições marcará o 75ª aniversário do Costume Institute.
“Eu realmente acredito que a moda norte-americana está passando por um renascimento. Acho que os jovens designers, em particular, estão na vanguarda das discussões sobre diversidade e inclusão, bem como sustentabilidade e transparência, muito mais do que seus colegas europeus, talvez com exceção dos designers ingleses”
— Andrew Bolton, curador
Em homenagem à moda norte-americana, primeira das exposições fashion de 2021, nomeada Na América: Um Léxico da Moda, foca em temas emotivos ligados a roupas. Por isso, cada espaço do ambiente representa o cômodo de uma casa.
“Na primeira parte, estaremos reconsiderando essa percepção, restabelecendo um léxico moderno da moda com base nas qualidades emocionais do vestido. Fiquei realmente impressionado com as respostas dos designers americanos ao clima social e político, especialmente em torno de questões de inclusão corporal e fluidez de gênero, e estou achando seus trabalhos muito, muito auto reflexivos. Eu realmente acredito que a moda americana está passando por um renascimento”
— Andrew Bolton, curador
CONVIDADOS
Com a lista de celebridades menor o evento contou com celebridades da internet, como, por exemplo, a tiktoker Adisson Rae e a youtuber Emma Chamberlain. Aliás, novidade nesse quesito: a cantora brasileira Anitta esteve presente no MET Gala. Ela foi a convidada do empresário Alexandre Birman, de acordo com o jornal O Estado de S. Paulo. Portanto, ela foi a terceira brasileira no evento, após Gisele Bündchen e o próprio Birman.
Além disso, outros famosos estiveram presentes. Entre eles, Jennifer Lopez, Rihanna, Lupita Nyong’o, Beyoncé, Kim Kardashian, Emily Ratajkowski e Camilla Cabello, Lil Nas X, Chloe x Halle e Madison Beer. Rihanna foi a anfitriã do after party, sendo essa a quinta vez que a cantora organiza a festa.
LOOKS
Aliás, apesar da lista seleta, os visuais das famosas chamaram a atenção no evento. Portanto, selecionamos alguns dos melhores looks da noite:
Kaia Gerber em Oscar de la Renta Karlie Kloss em Carolina Herrera
Billie Eilish em Oscar de la Renta Rihanna em Balenciaga
Irina Shayk em Moschino Jennifer Lopez em Ralph Lauren
Emily Blunt em Miumiu Kate Hudson em Michael Kors
MENU
O jantar da noite foi todo vegano, ou seja, à base de plantas. Marcus Samuelsson, chef do Red Rooster, liderou a cozinha colaborativa com o menu especial, dirigido por 10 chefs internacionais. Como, por exemplo, Junghyun Park, Erik Ramirez, Nasim Alikhani, Emma Bengtsson e o pastry chef Thomas Raquel. O tema das refeições foi “piquenique de verão”, com canapés, entradas e sobremesas, de acordo com a Bon Appétit.