O drama histórico britânico que conquistou a crítica, sendo a série mais bem avaliada na temporada 2011/2012, durante sua estreia, é uma ótima pedida para os fãs de tramas de época. Com seis temporadas e 52 episódios, Downton Abbey, disponível na Amazon Prime Video, promete fazer você viajar no tempo em frente à televisão.
TRAMA
Em 1912, a família aristocrata Crawley perde seu herdeiro durante o naufrágio do Titanic. Assim, descobrem que o novo herdeiro da propriedade é um primo distante que possui ideias progressistas. Esse é o start da história que acompanha a rotina dos donos e dos empregados da casa localizada em Yorkshire, na Inglaterra.
A trama é ganhadora do Globo de Ouro e de vários Emmy’s e acompanha acontecimentos históricos marcantes, como a Primeira Guerra Mundial, a epidemia de gripe espanhola e a formação do Estado Livre Irlandês.
Por isso, os diferentes tipos de relacionamento e o nível hierárquico são alguns dos enfoques principais. Aliás, apesar de começar nos anos 1910, a produção chega até os famosos anos loucos, na década de 1920, quando a sociedade sofre uma verdadeira revolução de comportamento.
IRMÃS CRAWLEY
As personagens principais da série destacam por retratar facetas distintas das mulheres da época, em especial as irmãs Crawley. Em um período de grandes transformações, elas possuem personalidades, motivações e sonhos muito diferentes.
MARY
Filha mais velha dos condes da família Crawley, ela representa a nova geração que precisa seguir com as tradições familiares. Portanto, no início, a personagem aparenta seguir à risca os valores da aristocracia e se comporta com frieza, uma fachada para suas inseguranças.
EDITH
A irmã do meio traz modernidade e uma personalidade fashionista para a série. Inclusive ela é dona dos looks mais ousados e até consegue emprego no ramo do jornalismo, firmando uma posição consideravelmente independente para as mulheres da época durante as temporadas.
SYBIL
Por fim, a mais nova de todas envolve-se com os direitos das mulheres e torna-se uma sufragista. Não é possível esperar nada tradicional da lady, que até mesmo aparece usando uma espécie de macacão em uma época em que o traje padrão feminino era baseado em vestidos, corsets e saias.
FIGURINO
Primeiramente, as roupas aparecem no estilo Belle Époque, na Era Eduardiana, em que espartilhos, saias volumosas e grandes chapéus eram os destaques. Mas, com o tempo e com período histórico, a roupa foi se transformando em vestidos mais curtos e soltos, como nos anos 1920. Aliás, algumas das peças utilizadas na composição dos looks são realmente vintage, ou seja, possuem cerca de 100 anos! As bolsas também entram na categoria, já que foram restauradas para a série.
As mulheres chamam a atenção por diminuírem progressivamente a bainha das peças, contrariando os padrões rigorosos de vestimenta, e por tirarem as luvas brancas. No quesito sapatos, ao longo da produção, a equipe de figurino se inspirou em Coco Chanel. Por isso, o ponto alto é o salto grosso com pontas arredondadas, assim como os penteados, já que o corte chanel vira trend progressivamente. Por fim, Downton Abbey é um verdadeiro prato cheio para quem ama looks de época e busca se inspirar nas tendências do século passado.