A Orquestra Theatro São Pedro, com regência do maestro Evandro Matté, realizará o concerto Festival Mendelssohn. O evento acontece no próximo domingo (29), a partir das 18h, e tem classificação livre. Assim, é uma homenagem ao compositor alemão Felix Mendelssohn.
No encontro, se apresentarão os solistas Ney Falkow, no piano, e Pablo de León, no violino. Os ingressos serão gratuitos mediante a doação de 2kg de alimento não perecível. Aliás, a retirada deles ocorre entre os dias 25 e 28 (quarta a sábado), na recepção do Multipalco Eva Sopher, das 13h às 18h. Não haverá troca de ingressos no dia da apresentação.
REPERTÓRIO
Escrito por Mendelssohn aos 14 anos, o Concerto Duplo para violino e piano, mostra o desenvolvimento precoce do músico. Originado de uma proeminente família judeu-luterana, sua riqueza cultural e financeira influenciou nas suas músicas. Então, a residência do artista era um dos centros musicais de Berlim.
Portanto, considerado um fenômeno e chamado de “Mozart do século dezenove” por Schumann. Seu mestre de composição Carl Zelter afirmou: “proclamo-o independente, em nome de Mozart, de Haydn e do velho pai Bach.”
O músico começou a compor aos 9 anos e, aos 12, já possuía estilo próprio ao iniciar o conjunto de Doze Sinfonias para cordas. Aos treze, escreveu o primeiro Concerto para Violino, dedicado ao professor Eduard Ritz. No ano seguinte, o Concerto Duplo surgiria, com a Ritz ao violino e Mendelssohn ao piano.
Mas, você sabia que ambos os concertos não possuem número de opus e não foram publicados até a segunda metade do século XX? Redescobertos recentemente, eles estão ganhando espaço nos programas das salas de concerto. Meldelssohn se destaca, principalmente, como executante de órgão e piano, seu instrumento favorito. A ideia de unir este com o violino é inovadora na área. Por fim, o compositor faleceu cedo, aos 38 anos, assim como Mozart, que morreu aos 35.
ORQUESTRA THEATRO SÃO PEDRO
A OTSP surge em 1985 e, desde então, tem sido mentida com o apoio da iniciativa privada e um conjunto de associados. Além disso, a programação diversificada apresenta obras do repertório da música de concerto, ópera, ballet, música popular e instrumental brasileira. Anualmente, a orquestra apresenta a série de Concertos Theatro São Pedro, a de Concertos Banrisul para Juventude, Concertos Comunitários Zaffari, sob direção artística do maestro Evandro Matté.
Imagens: Divulgação/Theatro São Pedro