Sexta-feira (25) foi animada na São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece de forma totalmente virtual. Neste dia, o evento reuniu nomes conhecidos da moda brasileira, como Gloria Coelho, João Pimenta e A. Niemeyer. Outras marcas que participaram das apresentações foram Ésfer, Neith Nyer, Apartamento 03, Juliana Jabour. Além disso, o Projeto Sankofa trouxe mais duas representantes, Santa Resistência e Mile Lab. Portanto, confira, a seguir, os destaques:
GLORIA COELHO
Mulher do Amanhã, nova coleção da marca, traz diversidade de estilos e influências. O movimento hippie dos anos 1970, oversized dos anos 1980 a estética dos anos 1990 se juntam para criar o visual contemporâneo da mulher moderna. Enquanto a paleta de cores traz tons de azul, verde, laranja, off-white e pastel, por exemplo.
Aliás, as estampas listradas e modelagens fluídas chamaram a atenção. Outras padronagens, com influências vintage também estão presentes. A alfaiataria com referências do japonismo já é marca registrada da estilista.
ÉSFER
O surrealismo está em alta, ainda mais se combinado com tecnologia. Essa foi a proposta da primeira marca de joalheria a desfilar na SPFW através de um fashion film. Criada em 2020, a coleção única conta com anéis, brincos, colares, pulseiras ear cliffs. Por sim, as peças se caracterizam pelos designs multiuso e atemporais.
JOÃO PIMENTA
Alegria, tecidos reaproveitados e cores vibrantes. Em tom escapista, o estilista aposta em uma vibe alto astral. A coleção apresenta alfaiataria, o destaque da marca homônima, com mood dramático com volumes acentuados na silhueta. Como mangas bufantes, por exemplo.
Por fim, a mistura de modelagens tipicamente femininas com aspectos masculinos marca os looks pelo tom de contraste. Vestidos amplos são combinados com cintura imperial e espartilhos aparecem por cima das jaquetas puffer.
A NIEMEYER
Tecidos naturais são a aposta da conhecida marca, que apresenta calças de pijama, vestidos longos e amplos, estampas geométricas e cores sólidas com inspiração na natureza e na energia feminina.
NEITH NYER
Estreante no SPFW, a marca do estilista Francisco Terra será rebatizada para Rolê. E a inspiração não poderia ser mais inusitada: Xuxa. Através de referências do Xou da Xuxa e do filme Xuxa Contra o Baixo Astral, a coleção procura um tom animado de felicidade.
A antiga Neith Nyer e nova Rolê apostou em uma apresentação tradicional, com plateia, de máscara, e desfile com modelos. E, de forma clássica, uma noiva fecha o show. Esse é o contraste com os looks.
Roupas nada convencionais, em vinil, comprimentos mini, meia-calças, botas brancas e sobreposições marcam a coleção. A estampa de coração também é o destaque, aparecendo em diferentes tipos de peças, que possuem volumes amplos e referências claras à infância.
APARTAMENTO 03
Primeiramente, a coleção foi pensada e criada no lockdown do ano passado e, assim, o acontecimento influenciou o processo de concepção das peças do estilista Luiz Cláudio. Por isso, ternos oversized, saias e bustiês aparecem em um fundo que variava entre branco e uma projeção do céu.
As peças variavam entre vermelhas, azuis, beges e estampadas. Padronagens que lembravam nuvens ou árvores, por exemplo, aparecem nos visuais. Outro detalhe que chama a atenção são as rendas delicadas e as franjas, que trazem movimento para os looks.
JULIANA JABOUR
Com uma vibe apocalíptica, o fashion film Expectations mostra um mundo onde as pessoas dormem, privadas de contato humano, e depois acordam. Em 11 looks, 10 monocromáticos, de moletom e ziberline, surgem modelos para festas, com modelagens de ombros estruturados, babados e aplicações, por exemplo. Já a paleta de cores conta com um contraste intenso entre tons vibrantes e pastéis em vermelho, rosa, verde, azul e amarelo.
SANTA RESISTÊNCIA
Elizabeth de Toro foi a inspiração para a coleção da estilista Mônica Sampaio. A nobre era da realeza do Reino de Toro, na Uganda. Vestido envelope com poás e peças com o rosto da princesa foram pensadas no conceito de slow fashion. Aliás, os macacões com silhuetas dos anos 80 também são um destaque na SPFW.
Elizabeth de Toro foi a inspiração para a coleção da estilista Mônica Sampaio. A nobre era da realeza do Reino de Toro, na Uganda. Vestido envelope com poás e peças com o rosto da princesa foram pensadas no conceito de slow fashion. Aliás, os macacões com silhuetas dos anos 80 também são um destaque na SPFW.
MILE LAB
Por fim, looks brancos monocromáticos, babados, conjuntos comfy de moletom e uma estética inspirada na umbanda e tecidos reutilizados se tornam peças do dia a dia cheias de movimento.