Imagem SPFW: Reprodução Instagram
A São Paulo Fashion Week (SPFW) começou! Na quarta-feira, dia 23 de junho, o primeiro dia do evento, completamente virtual, trouxe marcas estreantes e veteranas em fashion films. Totalmente digitais, as apresentações foram transmitidas pelo canal do Youtube da SPFW. Portanto, confira, a seguir, o que rolou:
RONALDO FRAGA
Terra de Gigantes, a coleção apresentada pelo mineiro Ronaldo Fraga, tem inspiração no Cariri Cearense. Por isso, o estilista homenageia a história, cultura e arte dessa região brasileira.
Além disso, durante a live da SPFW, em entrevista, Fraga refletiu sobre estética e artesanato brasileiro em marcas internacionais e promoveu o uso desses elementos na moda do país.
Por fim, os bordados são a principal aposta das peças, com poucas estampas. As peças da coleção são 100% de linho e possuem cores primárias. Modelagem evasê também é um destaque, junto com aplicações e recortes nas silhuetas.
ALUF
Sarja, algodão texturizado e linho são os tecidos que chamam a atenção no fashion film da ALUF. De acordo com a diretora criativa Ana Luisa Fernandes, Beleza do Cotidiano é o conceito da nova coleção. Assim, dentro do mood da pandemia e isolamento social, os elementos domésticos são o destaque.
Entre modelagens justas e amplas, capa de sofá vira tecido para calça, top vestido e saia, por exemplo. A rede se transforma em detalhes para um vestido. E, também, a madeira dos móveis se torna bolinhas para as alças das blusas e peças para brincos.
SANKOFA: ATELIÊ MÃO DE MÃE
A estreia do Projeto Sankofa, que valoriza criadores negros, teve sua estreia já no primeiro dia da SPFW. Portanto, a primeira das marcas debutantes, traz a diversidade cultural e histórica de Salvador, capital da Bahia, refletida nas roupas.
O Ateliê Mão de Mãe surgiu durante a pandemia, pela necessidade de pagar as contas, contou Vinicius Santana na entrevista para a live. Por isso, sua mãe, a crocheteira Luciene Santana e mais duas funcionárias trabalham em peças de crochê, material super em alta nas tendências de moda.
Roupas que misturam o crochê com materiais como plumas, conchas e algodão formam a identidade da marca. Então, na apresentação, vestidos longos em tons de cru, conjuntinhos (também tendência) em tons terrosos e biquínis de crochê com camisão ganharam a vez.
SANKOFA: MENINOS REI
Uma explosão de cores e personalidade. A Meninos Rei chamou a atenção na SPFW. Parte do Sankofa, a marca liderada há seis anos pelos irmãos Júnior e Céu Rocha traz a L’Oju Esú, ou seja, “Aos olhos de Exú, em tradução, com tons vibrantes, volumes e estampas cheias de vida.
A coleção exalta as religiões de matriz africana, principalmente o candomblé. O estilista João Pimenta apadrinhou os criadores da marca e participa do evento nos próximos dias. Uma das suas contribuições, em parceria com Júnior e Céu Rocha, é um macacão em tecido africano com gola de blazer e punhos de camisa.
ANACÊ
Estreante na SPFW, a Anacê de Ana Clara Watanabe e Cecília Gromann apresenta a Ruta. Por isso, o nome da coleção é o termo científico para arruda e entrega uma parte da estética escolhida pela dupla, que mistura natureza e mundo cibernético.
O contraste é a principal característica de Ruda. Este é abordado pela técnica de storytelling do fashion film, que mistura conceito e passarela. Por fim, as peças parecem ter influencia minimal, com tons sóbrios e naturais, estampas clássicas e linhas retas.
SAMUEL CIRNANSCK
Moda festa é a principal característica do estilista que dá nome à marca. Entretanto, para a SPFW, Samuel Cinansck traz o clima dos bastidores de um desfile de moda para aproximar o público e mostrar suas criações.
Em outras cenas, uma modelo aparece pendurada em argolas, para mostrar a fluidez da saia, que equilibra a rigidez do corset apertado e desestruturado. Além disso, outro destaque acontece em uma das cenas do vídeo, em que um fotógrafo faz um lookbook com as modelos.
ÀLG
A dupla Fabio de Souza e Alexandre Herchcovitch, diretor criativo e styling, respectivamente, mostra que está ligada nas tendências da internet e traz uma discussão recente para a moda, com criatividade.
Linha esportiva da À La Garçonne mistura cringe e geração Z na mesma coleção. Ou seja, visuais com estampas de desenhos sucesso nos anos 90, considerados cringe, se unem a wide legs masculinas que são tendência para o mundo fashion. Aliás, outros looks que chamam a atenção possuem camuflado em tons terrosos, jaquetas puffer, shoulder bags, chinelo com alças e calças cargos.
LILY SARTI
Três cápsulas com conceitos diferentes constituem a coleção da marca. Primeiramente, a percepção do eu traz patchwork em jeans, bermudas, camisas e conjuntos em fibras naturais, estampa listrada e tricoline; reflexão do ser propõe vestidos em estampas de labirinto, jeans e minimalismo em tons diversos; dimensão do sagrado apresenta bordados de peixes e estampas menos chamativas.
No geral, as silhuetas, com influência dos anos 80, entram no mood comfy, com elegância e caimento certo. Ainda assim, outra aposta são os saltos baxios e redondos. E, se liga no diferencial: flatformas são a opção para looks de festa.