Imagem: Símon García/Reprodução e Instagram LVMH
A La Samaritaine, loja icônica de departamento de Paris, está de volta! O LVMH, atual proprietário, juntamente com o presidente francês Emmanuel Macron, inaugurou a nova loja, no final do mês de junho, após uma extensa reforma. O novo empreendimento que conta com 20.000 metros quadrados de espaço comercial. Este está localizado às margens do rio Sena, perto da Catedral de Notre-Dame e do Museu do Louvre. O espaço abrigará 650 marcas de luxo e oferecerá uma grande variedade de preços em moda, beleza, joias e relojoaria, doze restaurantes e um hotel cinco-estrelas.
Mas, você sabia que a La Samaritaine já tem muita história para contar?
Inaugurada em 1870, por Ernest Cognacq e Marie-Louise Jay, o edifício é uma obra da Art Nouveu. Entretanto, a fama veio principalmente pela fachada de Art Déco do prédio na década de 1920. Durante 150 anos, foi um armazém de venda, até fechar em 2005.
No entanto, já em 2001, o grupo francês de luxo comprou 55% das participações do espaço e, em 2010, adquiriu o restante. Para a reforma, foram gastos cerca de 750 milhões de euros. O projeto é assinado pelo estúdio de arquitetura japonês Sanaa, vencedor do Pritzker. A La Samaritaine contará com uma passarela móvel de 100 metros, em estilo aeroporto, através de um túnel até um estacionamento.
ORIGEM
La Samaritaine era, na verdade, o nome de uma fonte de água. Localizada na Pont Neuf, ela surgiu na época do rei Henrique IV. E, portanto, seu faz referência ao encontro de Jesus com uma samaritana no poço e Jacó, descrito na bíblia. Essa foi a inspiração para Ernest Cognaq, que nomeou a sua primeira loja assim, na Rue de La Monnaie. Antes, ele mantinha uma tenda na Pont Neuf.
HISTÓRIA
Em janeiro de 1872, Cognacq casou com Marie-Louise Jay, antiga vendedora no departamento de roupas Le Bon Marché. O casal administrou o bazar e expandiu os negócios. Em 1900, surge oficialmente as Lojas de Departamento de La Samaritaine.
Entre 1883 e 1933, a região é reconstruída gradualmente, após Cognacq adquirir os prédio próximos à loja. As obras ficaram sob a direção do arquiteto Frantz Jourdain. Uma loja para os clientes de alto padrão surge em 1917, Samaritaine de luxe, no Boulevard des Capucines.
DECLÍNIO
A prosperidade da La Samaritaine diminui a partir da década de 70. Assim, em 1986, a loja de luxo se transforma em escritório e edifício comercial. Em 1998, o empreendimento reduz ainda mais até ser vendido, em 2001, para o grupo LVMH. Por fim, fechando as portas e 2005 e reabrindo só agora, em 2021.