Imagem: Reprodução Globo/João Miguel Júnior
Paulo Gustavo, 42 anos, conhecido por dar vida a Dona Hermínia, icônica personagem da comédia nacional, morreu na noite do dia 4 de maio, vítima da COVID-19. O artista estava internado em hospital particular carioca desde o dia 13 de março e foi submetido à intubação no dia 21 do mesmo mês.
No último domingo (02), horas após acordar e interagir com a equipe médica e com o marido, Thales Bretas, o ator sofreu uma embolia pulmonar e seu estado de saúde piorou. Ele deixa, também, os filhos gêmeos, Romeu e Gael, de 1 ano, os pais e uma irmã. O velório está previsto para acontecer no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.
O ARTISTA
Nasceu em Niterói, em 30 de outubro de 1978 e se formou no teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras, no Rio de Janeiro. Também, foi colega de turma de Fábio Porchat, outro humorista famoso. Sua primeira participação em uma peça de teatro foi em O surto (2004). Aliás, foi neste espetáculo que apresentou pela primeira vez Dona Hermínia.
CARREIRA
Considerado um dos artistas mais populares e conhecidos do Brasil, Paulo Gustavo se consagrou primeiramente no teatro. Em 2006, Dona Hermínia, inspirada na própria mãe, Déa Lúcia Amaral, ganhou mais espaço no palco e o ator viu sua personagem ganhar o coração do país com o estilo de humor único e acessível.
O filme Minha mãe é uma peça (2013) retratou Dona Hermínia pela primeira vez na tela, o sucesso foi grande e, por isso, ganhou continuações, virando uma trilogia. Assim, em 2019, último longa lançado foi considerado a comédia de maior público no cinema nacional.
Além disso, participou pela primeira vez da televisão, na Globo, em 2007, interpretando um delegado da série O sítio do Picapau Amarelo. Três anos depois, lança o espetáculo de stand up comedy Hiperativo, com mais de dois milhões de pagantes. Por fim, em 2011, apresenta o programa de humor 220 volts, no canal Multishow.
“Diga o quanto você ama a quem você ama. Mas não fica só na declaração, gente. Ame na prática, na ação. Amar é ação. Amar é arte. Muito amor, gente. Até logo.”
– Paulo Gustavo
CASAMENTO E PATERNIDADE
Paulo Gustavo era casado com o médico dermatologista Thales Bretas desde 2015. Em 2019, por meio de barriga de aluguel, nasceram os dois filhos do casal. Romeu e Gael. Hoje pela manhã Thales se pronunciou sobre a morte do marido através de uma mensagem publicada no seu perfil do Instagram.
Ainda é muito difícil processar tudo o que aconteceu nos últimos dias…
– Thales Bretas
Nossa caminhada tinha tudo pra ser longa! Linda como vinha sendo… tão feliz! E foi muito! Como fui feliz nesses últimos 7 anos que tive o privilégio de conviver com você! Como eu aprendi, cresci! Espero poder passar um pouco do seu legado de generosidade, afeto, alegria e amor. Você é um furacão! Uma estrela que brilhou muito aqui na Terra, e vai brilhar ainda mais no céu, olhando pela nossa família sempre!!! Eu te amo tanto… e sempre te amarei, pro resto da minha vida! Não consigo escrever um centésimo do quanto você foi e é importante pra mim e pro mundo. E continuará sendo, eternamente…
Peço desculpas aos amigos e aos fãs por não conseguir elaborar tudo como gostaria e responder a todos. Estou vivendo um turbilhão de sensações. Obrigado pelas energias positivas e orações. Muito amor tenho recebido, espero num momento mais oportuno conseguir retribuir! Bjs saudosos…